“O Hospital de Uruaçu será uma unidade de saúde do povo”, diz Marconi Perillo

Governador fez vistoria no hospital da região norte do Estado. Unidade está com 82% das obras finalizadas

“O Hospital de Uruaçu é a maior obra pública da região norte do estado. É uma unidade do povo, que vai atender as pessoas mais carentes e ampliar a rede de serviços de Saúde do interior”. Com essa fala, o governador Marconi Perillo vistoriou nesta terça-feira, 27, no Hospital Estadual Geral e Maternidade de Uruaçu (Hemu), município localizada a 290 km de Goiânia. O superintendente Deusdedith Vaz representou o secretário Leonardo Vilela na visita.

O Hospital de Uruaçu atenderá a macrorregião Centro-Norte de Goiás, com 1.1 milhões de habitantes de 60 municípios. O governador, que conheceu as alas de enfermaria, os centros cirúrgicos, os ambulatórios e o banco de sangue, destacou durante a visita que o Hospital será uma referência para a região, com uma capacidade para mais de 2.8 mil atendimentos de urgência e emergência e 15 mil consultas ambulatoriais. O Hospital está com 82% das obras finalizadas.

“Estamos fazendo muito esforço para descentralizar a saúde. A construção dos cinco Credeqs, seis Unidades de Saúde Especializadas e dos hospitais regionais de Uruaçu, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto serão uma grande revolução nos serviços de Saúde do interior, com atendimento especializado e de alta complexidade “, ressaltou Perillo.

O Hospital de Uruaçu contará com 283 leitos, sendo 238 de internação, 40 UTI entre adulta, pediátrica e neonatal, além de outras 5 (UCINS). A obra tem 33 mil m² de área construída e governo estadual está investindo R$ 170 milhões na construção, mobiliário e equipamentos para o funcionamento da unidade.

Segundo Deusdedith Vaz, o hospital foi construído em um local estratégico, contemplando uma região carente. “É um grande desafio e sempre foi uma das prioridades do governo ampliar a oferta de serviço de urgência e emergência, com especialidades médicas, para o região norte, que historicamente tem déficit dessa assistência”, pontuou.

O Hemu será um hospital geral e irá compor a rede de Hospitais Gerais do Estado de Goiás (Hoge). O ambulatório do Hemu atenderá as especialidades de gineco-obstetrícia, urologia, proctologia, clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, traumatologia, cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, neurologia clínica e mastologia.

Além do Hemu, faz parte do programa estadual que formará uma rede de hospitais gerais em todo território goiano, o Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (Heelj); e Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Hemnsl).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo