Ministério da Saúde elogia plano goiano de enfrentamento ao coronavírus

Principal destaque é inovação do Estado em articular diferentes instituições no enfrentamento ao vírus, mesmo não havendo casos suspeitos em Goiás

pesar de Goiás ainda não ter registrado nenhum caso suspeito do coronavírus (Covid-19), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), elaborou o Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-2019), para enfrentar o vírus identificado na China, em dezembro do ano passado. O documento foi elogiado pelo Ministério da Saúde, na Videoconferência Força Nacional do SUS-Covid-19, realizada na segunda-feira, 17.

A informação foi repassada nesta quarta-feira, 19, na quarta reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o Covid-19, na Escola de Saúde de Goiás. O plano de contingência é elaborado pelo COE, que concentra as áreas da vigilância, atenção, regulação, comunicação e conselhos de saúde para trabalharem em conjunto na tomada de decisões.

“Nosso plano foi elogiado pelo Ministério da Saúde porque, além de contemplar o ente estadual, inclui secretarias Municipais de Saúde, Cremego, Corpo de Bombeiros Militar, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Anvisa e Infraero. Nós nos antecipamos, chamando todos os entes que, de alguma forma, estarão envolvidos para que todos estejam preparados”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

Situação epidemiológica
Durante a reunião desta quarta-feira foi informada a situação epidemiológica atual do Covid-19, dos repatriados, fluxos de atendimentos, capacitações, entre outros assuntos.

As reuniões do COE são realizadas semanalmente, para avaliação do contexto, do cenário e de todas as providências que devem ser tomadas em relação ao coronavírus.

 

Patrícia Almeida (texto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo