Hemorrede da SES vai contar com Escritório da Qualidade

Nova ferramenta tem como objetivo promover estratégias de gestão para criar a consciência da qualidade em todos os processos organizacionais

A Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Suvisa/SES-GO) acaba de receber o ofício de criação do Escritório da Qualidade no âmbito da Hemorrede Pública do Estado de Goiás, administrado pela organização social Idtech. Contemplado em contrato de gestão, o escritório tem como objetivo promover estratégias de gestão para criar a consciência da qualidade em todos os processos organizacionais, como destaca o coordenador executivo da OS, José Claudio Romero.

Para o superintendente da Suvisa, João Ferreira de Morais, a criação do Escritório da Qualidade ocorre no momento em que a a SES-GO busca a constante melhoria da qualidade de seus serviços, com foco na saúde da população. Com essa nova realidade, haverá incorporação de medidas para elevar a segurança dos pacientes e garantir gestão de documentos com padrões de ações e planos de melhorias em todas as unidades da Hemorrede Pública do Estado.

O Escritório da Qualidade terá atribuições como ações para a gestão de risco no serviço de saúde, identificação e avaliação da existência de não-conformidades nos processos e procedimentos como utilização de equipamentos, medicamentos e insumos, com ações preventivas e corretivas.

Segurança do Paciente

Outra atribuição prevista é manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente atendido em ambulatórios de coagulopatias, como para doadores de sangue da hemorrede pública. Todas as ações serão observadas para criar barreiras na busca da prevenção de incidentes nos serviços de saúde, acompanhando programas de capacitação em segurança do paciente e qualidade em serviços públicos em saúde.

A estrutura do Escritório da Qualidade abrange serviços e ações feitas por meio de planejamento de atividades, segurança do paciente, controle de documentos e registros com padronização de processos e procedimentos, controle de infecções, gestão de resíduos, hemovigilância. A criação do novo escritório segue as normas da Anvisa, da ABNT e da OMS.

Maria do Rosário Mesquita/Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo