Projeto Benzeno em Ceres

O município de Ceres recebeu no início de março inspeções nos Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo sobre os riscos de exposição a substância benzeno. O trabalho faz parte do Projeto de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador no Estado de Goiás.

Na oportunidade, foram inspecionados todos os cinco postos de combustíveis da cidade e preenchidos roteiros de inspeção, questionários aos trabalhadores dos postos e às vizinhanças destes, além do registro fotográfico dos ambientes.

Ao final foi realizado o levantamento de dados em saúde relativos ao risco do benzeno e comemorado a ampla integração de diversas áreas de vigilância em saúde, que agora, articuladas, atuam na proteção do trabalhador.

Participaram da inspeção técnicos da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos, infraestrutura, Cidades e asssuntos Metropolitanos (Secima) na oficina de roteiros e questionários sobre os riscos ambientais nos postos de combustíveis;  do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Regional de Ceres; da Vigilância Sanitária do município, da Regional de Saúde São Patrício I e da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e em Saúde do Trabalhador da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás ( Suvisa).

Benzeno

O benzeno é um potente cancerígeno e está presente na gasolina comercializada nos postos. Contamina o meio ambiente e o trabalhador. Há um potencial risco na descarga do produto quando o próprio consumidor pede para completar o tanque além do sensor de disparo, tendo em vista as inadequadas condições técnicas dos equipamentos e no manuseio do combustível.

O objetivo das visitas técnicas, é, examente, buscar que trabalhadores usem equipamentos corretos e façam o manejo adequado do produto, o que protegerá, também,  o consumidor frente a perigosa exposição ao benzeno.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo