Pacientes do Hugol compartilham experiências para melhoria da unidade

Atividade fez parte da primeira reunião do “Conselho do Usuário”, um novo canal de comunicação adotado pelo hospital

Sempre prezando a opinião de seus pacientes sobre o atendimento oferecido, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou a primeira reunião do “Conselho do Usuário”, um novo canal de comunicação entre usuário e hospital, onde são discutidas possíveis melhorias baseadas no conhecimento obtido de quem viveu a experiência de estar internado na unidade.

“Revelando suas percepções durante o seu tempo de internação, o paciente contribui com a melhoria no processo hospitalar como um todo, norteando a instituição sobre quais ações devem ser tomadas. Essa também é uma oportunidade das pessoas se sentirem protagonistas do nosso constante processo de melhoria, elevando sua autoestima, e fazendo-os perceber que esse hospital é deles, e que eles nos ajudam a gerir da melhor forma possível”, relatou Viviane Oliveira, ouvidora do Hugol.

A reunião trimestral é realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário e Ouvidoria do hospital, que seleciona os participantes em uma amostragem aleatória dos pacientes que estiveram internado nos últimos três meses na unidade. As sugestões obtidas durante o encontro são analisadas e tratadas para a implantação de mudanças positivas. Um feedback do resultado das sugestões será repassado ao usuário responsável durante o próximo encontro.

Sebastião da Silva, paciente da unidade, participou do encontro, e falou sobre a importância dessa ação: “esse tipo de conversa deveria acontecer em todas unidades de saúde, pois mesmo que o paciente não tenha nenhuma reclamação, como foi o meu caso no Hugol, sempre existem oportunidades de melhorias que podem ser realizadas. Nessa troca de ideias com outros pacientes do hospital, podemos contribuir com pequenas coisas que podem se tornar uma grande diferença na vida das pessoas”.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos)/AGIR

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