ESG conclui capacitação de conselheiros de saúde de Nerópolis e Jesúpolis

Representantes dos municípios atualizaram conhecimentos sobre temas como história das políticas de saúde, SUS, planejamento e financiamento em saúde

​“A educação permanente em saúde se faz necessário o tempo todo, porque é através dela que atualizamos nossos conhecimentos e, assim, a gente é capaz de prestar um serviço de qualidade para nossa comunidade.” Estas são palavras da gestora em saúde pública Iva Naves Cardoso Morais, que fez parte da turma de 17 alunos da capacitação para conselheiros de saúde da Escola de Saúde de Goiás (ESG) para os municípios de Nerópolis e Jesúpolis. O curso foi ministrado pela própria superintendente da ESG, Kelli Coelho Santos, num total de 60 horas.

Na sala de aula, os conselheiros atualizaram seus conhecimentos sobre história das políticas de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), democracia e participação popular, planejamento em saúde, financiamento em saúde e educação permanente para o controle social do SUS. É o caso de Iva Naves, que trabalha há 45 anos no sistema público de saúde, trilhando árduo caminho na seara profissional. De pedagoga, migrou para a área da saúde. Começou como atendente em enfermagem, ainda nos anos de 1970. A partir daí se encantou pela área e nunca mais parou. “Sou apaixonada pelo Sistema Único de Saúde. Participei da Conferência em Saúde Pública para elaboração do texto constitucional de 1988”, relembra, com orgulho.

“Aprendemos muito sobre nossa função, que vai muito além de fiscalizar e deliberar”, ressaltou, por sua vez, a presidente do conselho de saúde de Nerópolis, Irani Pereira Gonçalves. Para a presidente do Conselho Municipal de Jesúpolis, Mara Rúbia Messias Bastos, a capacitação foi importante para esclarecer sobre a legislação aplicada nessa área.“A professora trouxe tudo o que existe de mais atualizado na legislação em vigor. Saímos do curso com a convicção de que a qualificação tem que ser contínua, pois as atualizações das leis acontecem a todo momento, e a gente tem que estar sempre atualizado”.

Metodologia ativa

Mara Rúbia também elogiou a didática do curso. “As dinâmicas realizadas durante o curso foram ótimas para nosso aprendizado”, afirmou. Para a secretária municipal de Saúde de Nerópolis, Regina Lourenço, a capacitação proporcionou o aprimoramento do conhecimento dos conselheiros sobre suas principais atribuições. “A educação permanente em saúde deve ser constante, pois deparamos com vários desafios acerca da mudança das legislações e das necessidades dos próprios usuários”.

Realizado pela Superintendência da ESG, o curso foi aprovado e regulamentado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), por meio da Resolução nº 135/2018. No total, foram oferecidas mil vagas, distribuídas preferencialmente para conselheiros de saúde (titular e suplente) e ocupantes de cargos nos Conselho de Saúde. Os demais cursos serão ministrados no decorrer do ano de 2020, na modalidade presencial e descentralizada nas Regiões de Saúde. (Veja abaixo o quadro de distribuição das vagas por região de saúde).

Para saber mais sobre a capacitação, clique neste link

Distribuição das vagas do curso de capacitação

REGIÃO DE SAÚDE                         VAGAS          TURMAS

Central                                                   110               (2 turmas)

Rio Vermelho                                       90                (2 turmas)

Oeste I                                                    40               (1 turma)

Oeste II                                                  60                (1 turma)

Norte                                                      30                (1 turma)

Serra da Mesa                                      40                (1 turma)

Pireneus                                                60                (2 turmas)

São Patrício I                                        40                (1 turma)

São Patrício II                                      40                 (1 turma)

Entorno Norte                                      40                (1 turma)

Entorno Sul                                           40                (1 turma)

Nordeste I                                              30                (1 turma)

Nordeste II                                             30                (1 turma)

Sudoeste I                                               40               (1 turma)

 

Gabriela Dutra (texto) e Karim Alexandre (foto)/Escola de Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo