Lacen processa amostras coletadas em Anápolis para exames de coronavírus

Previsão é que os resultados sejam liberados até quarta-feira, 12, pelo laboratório, que integra a rede de saúde da SES

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), processa as amostras coletadas em Anápolis-GO, nos brasileiros, na tripulação e equipe de saúde que vieram de Wuhan, na China – onde ocorre uma epidemia do novo coronavírus. Os resultados devem ser liberados até esta quarta-feira, 12.

Depois da coleta feita na chegada dos brasileiros à Base Aérea de Anápolis, será realizada uma segunda coleta, no sétimo dia, e outra, no 14º. “Se a pessoa não apresentar até esse décimo quarto dia algum sintoma da doença, o risco torna-se praticamente zero”, afirma a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

Primeiramente, o Lacen-GO procederá os exames para detecção de coronavírus, e depois, para o painel de mais outros 11 vírus respiratórios. Apenas os Ministérios da Saúde (MS) e da Defesa estão autorizados a divulgar as condições clínicas dos repatriados.

Reconhecimento

O Lacen-GO foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como o quarto laboratório no País apto a realizar exames RT PCR para o novo coronavírus (nCoV-2019). O MS avaliou as condições técnicas e estruturais do laboratório goiano e aprovou a realização dos exames na unidade.

Os outros laboratórios que realizam o exame são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

“A realização do exame pelo Lacen goiano representa um reconhecimento, para o Estado, da nossa capacidade, segurança e qualidade do nosso trabalho”, afirma Flúvia.

Patrícia Almeida (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo