Hugol presta atendimento a vítimas em simulação de catástrofe e desastre
Na quarta edição do evento, equipe da unidade de saúde do Governo de Goiás tem mais uma oportunidade oportunidade para se preparar em caso de catástrofe real no trânsito
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou a 4ª Simulação de Catástrofe e Desastre, nesta terça-feira (3/12), nas proximidades da GO-070. Nesta edição, a unidade simulou o atendimento a múltiplas vítimas de acidente de trânsito, um tipo frequente de vítima que chega ao hospital. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro de 2024, o Hugol atendeu mais de 5,2 mil vítimas de acidentes de trânsito.
De acordo com o diretor-geral do Hugol, o médico Guillermo Sócrates, a simulação, realizada anualmente no Hugol, é essencial para o treinamento da equipe, não só profissional, como psicológico. “A simulação aqui no Hugol é realizada sempre de forma muito realística, justamente para preparar o profissional de maneira completa, ou seja, é uma oportunidade de preparar toda a equipe do hospital em caso de um acidente real”, afirma. O diretor explica ainda que o simulado é essencial para verificar o cumprimento do Plano de Catástrofe da unidade.
O secretário da Saúde de Goiás, Rasível dos Reis Santos, esteve presente e parabenizou a equipe da unidade pela excelência nos serviços prestados. “Exercícios realísticos são importantíssimos para que a equipe esteja preparada para atender pacientes graves e tomar decisões difíceis que, nos momentos de acidentes com múltiplas vítimas, é preciso tomar. Quero parabenizar o Hugol pelo exercício e dizer que nós queremos expandir esse treinamento para todos os hospitais do estado de Goiás”, afirmou.
Além da equipe do Hugol, a simulação contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), da Emergency Medical Services e da Nano Agência.
Juliana França (texto e foto)/Hugol