Suvisa recebe visita técnica de residentes de veterinária da UFG

Equipe é recebida pela superintendente Flúvia Amorim, que ressalta atuação dos veterinários nos serviços de saúde pública

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Suvisa/SES-GO), Flúvia Amorim, recebeu na manhã desta terça-feira, 18, residentes e o coordenador de Estágios da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG). A recepção, na sala de reunião do gabinete, contou ainda com a presença de representantes do Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e das coordenações de Zoonoses, da Vigilância e Controle Ambiental de Vetores e da Educação e Comunicação em Vigilância em Saúde.

Flúvia falou da importância dos veterinários nos serviços de saúde da SES-GO. “Vocês entenderão a experiência de nossos técnicos, em suas várias ramificações da saúde pública”, disse. “Aproveitem bastante desse trabalho da sua importância para nosso País e terão ideia de como trabalhamos a saúde da população”, acrescentou.

Por sua vez, o coordenador de Estágios da Escola de Veterinária Leandro, Guimarães Franco, abordou a importância da residência dos novos veterinários em sua área profissional e o fato de conhecerem a Suvisa in loco, pois faz parte do conteúdo quando se trata da regulação da saúde pública.

Doenças animais

A médica veterinária Sonaide Marques citou as diversas ações realizadas nessa área, destacando que “a saúde pública veterinária trabalha em prol da saúde humana”. Ela exemplificou a ciência veterinária dentro das áreas ambiental, zoonose e epidemiológica, e das diversas listas de notificações de doenças animais.

A visita técnica às dependências da Suvisa, com mais ênfase na Gerência de Vigilância Epidemiológica, foi solicitada pela Coordenação dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da Escola de Veterinária e Zootecnia.

O objetivo é mostrar aos profissionais residentes a importância da Suvisa nos serviços de saúde, sobretudo nas atuações das coordenações e programas de controle de doenças e vetores. Fez parte do roteiro as visitas ao Centro de Informações Toxicológicas (CIT) e as instalações do Laboratório Estadual de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) onde são realizadas análises de doenças.

Maria do Rosário Mesquita (texto e foto)/Comunicação Setorial

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo