Escritório de Transformação da Gestão apresenta próximas etapas da Gestão por Processos na SES

O superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde (SGPF/SES-GO), Lucas Paula da Silva, se reuniu, nesta quarta-feira (04/04), com a rede de coordenadores de gestão para atualizar sobre o programa Gestão por Processos na SES. O encontro, realizado na Escola de Saúde Pública, foi um momento de motivação para a continuidade do trabalho e apresentação das ações planejadas para o programa neste ano.

Encontro reuniu superintendente da SGPF e rede de coordenadores de gestão

O superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde (SGPF/SES-GO), Lucas Paula da Silva, se reuniu, nesta quarta-feira (04/04), com a rede de coordenadores de gestão para atualizar sobre o programa Gestão por Processos na SES. O encontro, realizado na Escola de Saúde Pública, foi um momento de motivação para a continuidade do trabalho e apresentação das ações planejadas para o programa neste ano.

Além de reforçar a importância do comprometimento dos coordenadores com as atividades da Gestão por Processos, mesmo enfatizando saber que os coordenadores acabam assumindo outras funções em suas áreas, o superintendente destacou que o mais importante é ter a consciência de que as mudanças propostas pelo programa pretendem melhorar o trabalho de cada um dos servidores e da SES como um todo.

“Nossa motivação deve ser contínua e dinâmica, pois nossos processos de trabalho estão em constante transformação. Sei que não é confortável mexer na zona de conforto para promover a mudança e teremos vitórias e derrotas neste processo. Mas é o início de uma nova cultura de gestão em implantação na SES e os resultados serão percebidos ao longo do tempo”, afirmou o superintendente da SGPF. Lucas também evidenciou que nenhum outro órgão tem uma equipe estruturada para o programa como a Secretaria da Saúde, com um coordenador de gestão em cada superintendência e gerência.

Ações em 2018

O gerente de Planejamento da SES, Edilberto Alexandre Machado, explicou sobre a divisão da equipe do Escritório de Transformação da Gestão (ETG) para a programação das atividades em 2018. Foram criados quatro grupos, denominados times, assim sendo: Alinhamento entre Estratégia e Processos; Gestão do Dia a Dia (Modelagem AS IS); Otimização da Gestão e Transformação da Gestão.

Os integrantes de cada time apresentaram aos demais coordenadores de gestão o objetivo de cada grupo, as principais atuações e realizações até o momento e as metas. Neste sentido, os coordenadores puderam ter conhecimento das próximas atividades que desempenharão e, principalmente, foram incentivados para a conclusão do mapeamento AS IS. Cada coordenador saiu da reunião com um cartaz da Gestão por Processos para ser afixado em seu departamento. À medida que a unidade finaliza cada etapa receberá um selo de certificação do ETG para ser colado no cartaz.

Boas práticas

Para encerrar o encontro, os coordenadores de gestão da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) falaram sobre a experiência do andamento do programa na superintendência. Com o respaldo e incentivo a resultados por parte da superintendente da Suvisa, Maria Cecília Brito, os coordenadores estão caminhando em conjunto no mapeamento AS IS. A programação do trabalho inclui uma reunião semanal dos coordenadores de gestão – onde são discutidos os processos a serem mapeados, apresentação dos desenhos no programa Bizagi e artefatos preenchidos – e outra reunião semanal com os gerentes da Suvisa para validação do processo e até mesmo proposição de pequenas melhorias nos fluxos.

Os coordenadores ressaltaram a importância do apoio da superintendente e afirmaram que isto tem sido fundamental para a compreensão dos chefes e colegas em relação ao programa e para o mapeamento dos processos da Suvisa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo