Huapa atende pacientes de Aparecida no terceiro turno

Terceiro Turno da Saúde já realizou 1.522 atendimentos em 11 dias de atividades

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) está atendendo à noite e finais de semana os pacientes que esperam por procedimentos eletivos. No Huapa, os atendimentos são ambulatoriais ortopédicos, procedimentos cirúrgicos ortopédicos e exames de endoscopia e broncoscopia, atendendo as principais demandas dos moradores de Aparecida de Goiânia e da região.

No Huapa a previsão é de serem realizados 210 atendimentos mensais no programa Terceiro Turno da Secretaria do Estado da Saúde/Governo de Goiás. , com funcionamento no horário noturno e aos sábados para consultas, exames e cirurgias.

Em apenas 11 dias de funcionamento, o programa Terceiro Turno da Saúde já realizou um total de 1.522 atendimentos no Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e Huapa, sendo 57 cirurgias, 1.013 consultas e 492 exames em diversas especialidades de média e alta complexidade.  As unidades estão funcionando em turno extra, das 18 horas às 23 horas, de segunda-feira a sexta-feira, e aos sábados.

No total 11 hospitais estaduais estão inseridos no Terceiro Turno da Saúde que até dezembro, deverá realizar 142 mil atendimentos, entre exames, consultas e mais de 7 mil cirurgias. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), investirá, na primeira etapa do programa, R$ 36 milhões. Ao todo o investimento será de R$100 milhões.

Goiânia e Região Metropolitana

O Terceiro Turno na Saúde, além do CRER e HGG e Huapa, também está sendo implantado nas demais unidades da região metropolitana e no interior do Estado, com o propósito de ofertar o atendimento mais ágil e mais próximo da casa dos pacientes residentes nos diferentes municípios do Estado.

HDS Santa Marta – O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Santa Marta – HDS, localizado na capital, na saída para Senador Canedo, está pronto para realizar 60 atendimentos por dia, entre consultas e exames, das 18 às 23 h de segunda a sexta. As consultas serão nas especialidades de dermatologia, cardiologia, oftalmologia, clinica médica, endocrinologia, geriatria e psiquiatria.

Hutrin – O Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin) tem a meta de realizar, dentro do Programa Terceiro Turno, 94 cirurgias por mês nas especialidades de Ortopedia, Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral. O número representa um aumento de 47% dos procedimentos comparados com o expediente normal da unidade, que realiza uma média de 200 cirurgias/mês. Ainda serão realizadas 282 consultas por mês.

Huana – O Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Henrique Santillo fará um total de 300 exames por mês de tomografia e 300 exames por mês de raio-x, com funcionamento das 18 às 23 h todos os dias de segunda a segunda.

HMI – O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento passa a integrar o Terceiro Turno da Saúde, com a expectativa de realizar 116 cirurgias pediátricas/mês e 184 consultas/mês em procedimentos como otorrinolaringologia, laserterapia e cirurgia pediátrica. A unidade é referência no atendimento e cirurgias de média e alta complexidade em pediatria no Estado.

HDT – O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) aumentará em 1110 consultas em dermatologia por mês, e 220 consultas por mês de infectologia. A unidade possui perfil de atendimento assistencial e não cirúrgico e, exatamente por isso, aumentará o efetivo de consultas especializadas em dermatologia e infectologia. No período noturno, a unidade continuará realizando exames de imagem sob a responsabilidade daCentral Estadual de Laudos Gercina Borges Teixeira, que já funciona 24h por dia, inclusive nos finais de semana.

Interior do estado

Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, localizado em Pirenópolis terá um incremento de 50% no volume de atendimentos: serão ofertadas 600 consultas a mais por mês nas especialidades de endocrinologia, dermatologia, ortopedia, neurologia, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia e um volume de 50 cirurgias a mais todo mês.  O funcionamento é à noite até as 23 hs e todos os sábados.

Hospital Estadual de Jaraguá Sandino de Amorim (Heja) vai, no primeiro momento, ofertar 15 leitos de retaguarda para o Hospital de Pirenópolis e com a finalização das adequações que estão sendo promovidas na unidade, entrará no terceiro turno também ofertando atendimentos de consultas e exames.

Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), localizado em Santa Helena de Goiás, terá o acréscimo de mais 120 exames por mês nas áreas de endoscopia, broncoscopia, broncoscopia rígida, colonoscopia e radiologia.

O programa

As unidades terão turno extra para dar vazão a demandas de pacientes que, ao voltar para a Regulação do SUS em razão de procedimentos eletivos, ficavam aguardando pelo encaminhamento.

As cirurgias serão em diversas especialidades como oftalmologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia geral, angiologia, dentre outras. Pacientes de todos os municípios goianos serão beneficiados com o programa. Eles serão chamados pelas unidades de saúde da rede própria da SES. A prioridade para iniciar a chamada dos pacientes será por tempo de espera.

“Podemos comemora esse resultado e saber que nossa população está tendo a assistência que precisa. E o mais importante é respeitar o cidadão que precisa resolver com rapidez, os problemas de saúde”, diz o governador José Eliton.

A execução do programa, de acordo com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, só é possível graças ao atual formato dos hospitais que foram totalmente restruturados, contam com padrão de excelência conferido por meio de certificações nacionais e toda gama de equipamentos de última geração, insumos e profissionais altamente capacitados.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo