Visita estendida do HUGOL conforta coração de mãe

Um dos maiores temores de uma mãe é não poder estar ao lado de seu filho nos momentos em que ele mais necessita. O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES – Governo de Goiás, pôde proporcionar a uma mãe a oportunidade de participar mais diretamente do processo de recuperação de seu filho, durante o tempo em que ele esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.

Lucas Eduardo Damasceno deu entrada no HUGOL em 22 de março deste ano, devido a uma urgência clínica, e sua mãe, Heliane Conceição Damasceno, pôde estar ao seu lado durante a internação na UTI, das 9h às 21h. Ela ficou agradecida a todos os responsáveis pelo tratamento dispensado ao seu filho e contou: “O Lucas para mim é um milagre. Muitos falam que não era mais para ele estar vivo, devido à sua condição de saúde, mas ele continua lutando pela vida. Ser mãe é uma dádiva, um dom de Deus”.

Isso foi possível a partir da implantação da visita estendida com o objetivo de humanizar o atendimento hospitalar. De acordo com Lélia Sena, supervisora de Enfermagem das UTIs adulto do HUGOL, “a intenção é aproximar as partes envolvidas e tornar a família uma parte integrante da assistência ao paciente internado na UTI. Temos observado que, quando eles acompanham mais de perto, a confiança no trabalho da equipe aumenta, acarretando em uma maior satisfação com o atendimento prestado”.

Helane Damasceno, enfermeira e tia de Lucas, expressou sua gratidão a todos os profissionais do HUGOL que participaram da recuperação de seu sobrinho: “É lindo mesmo, e tão raro de se ver, hoje em dia, na maioria dos profissionais de saúde: ver esse cenário de esperança, em que eles lutaram muito pelo Lucas, contra todas as evidências. Em alguns outros lugares, não teriam a mesma força de vontade. Lucas também é guerreiro, e Deus o fez ir exatamente para o lugar onde Ele sabia que seria bem cuidado. Levou ele para perto daqueles que praticam o cuidado ao próximo com amor, que colocam a vida humana como prioridade, que se esforçam e que se dedicam realmente a salvar vidas”.

Saiba mais

A visita estendida é uma ação em caráter piloto, iniciada nas UTIs adulto “C” e na especializada em queimaduras, unidades que participam, desde dezembro de 2017, do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, atualmente abrangendo 120 UTIs no Brasil, promovido pela PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e Ministério da Saúde. Uma das recomendações do projeto é a visitação com tempo maior que os habituais 30 minutos concedidos, geralmente, nos hospitais do país.

No HUGOL, há a previsão de os visitantes permanecerem na UTI, alternadamente, por até 12 horas por dia (9h às 21h), recebendo um suporte educativo, por meio de reuniões diárias de orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo