Secretário Leonardo Vilela participa de evento sobre 20 anos do modelo de Organizações Sociais

O secretário Estadual de Saúde de Goiás que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) participa no dia 28/05 no Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em São Paulo, a partir das 9h, do evento “20 anos de parceria – OS é a solução”, para celebrar o 20oaniversário do modelo de Organizações Sociais.

O secretário Estadual de Saúde de Goiás que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)  participa no dia 28/05 no Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em São Paulo, a partir das 9h, do evento “20 anos de parceria – OS é a solução”, para celebrar o 20oaniversário do modelo de Organizações Sociais.

O encontro será realizado no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Fundação Getúlio Vargas (FVG Saúde) e da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc).

O evento contará com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que irá proferir uma palestra sobre o tema “A reforma do Estado: 20 anos do modelo de OS”, que abrangerá todo o processo de criação e modernização do modelo.

Durante o encontro também serão apresentados cases de sucesso relacionados à saúde, cultura e ciência e tecnologia. Dentre os destaques serão proferidas palestras por Leonardo Vilela que apresentará a transformação ocorrida no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que pós gestão por OS já recebeu selo de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a construção do maior Hospital de Urgências da região Centro-Norte do país que é o Hugol gerido pela Organziação Social Agir.

“Por meio das OSS os hospitais têm conseguido um atendimento mais qualificado, com resolutividade e gestão mais celere para garantir a segurança do paciente atendido. Garanto, pela excelente experiência de Goiás que esse é o caminho para gestão das unidades hospilares de todo país”, diz o secretário Leonardo Vilela.

Vale destacar que o estado acompanha todo esse trabalho que é fiscalizado por orgãos de controle externos e da SES para garantir a lisura de todos os processos de gestão das Organizações Sociais.

A começar pelos avanços na saúde pública e na cultura dos estados com exemplos das OS de saúde associadas ao Ibross e da cultura associadas à Abraosc,  o debate será mediado por Ana Maria Malik, doutora em medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV.

As apresentações ficarão a cargo do presidente da Abraosc, Luís Sobral, da conselheira da Abraosc, Beth Ponte, do vice-presidente do Ibross, Nacime Mansur, e do presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio de Miranda Santos.

O segundo painel demonstrará os resultados dos 20 anos de parceria, mediado pela jornalista da Revista Época e Editora Globo, Cristiane Segatto, e com a participação do presidente do Ibross, Renilson Rehem de Souza, e do vice-presidente do Conselho da Abraosc, Clóvis Carvalho.

Serão apresentados dados do modelo no país e os resultados obtidos por meio da parceria entre as instituições do terceiro setor e o governo, além  das inovações que o modelo incorporou na gestão, trazendo mais agilidade, eficiência e menor custo. Serão realizados, ainda, comparativos entre o modelo de OS e administração direta.

IBROSS

O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS) é a primeira entidade representativa das OSS no Brasil. Juntas, as 21 OSS associadas ao instituto gerenciam mais de 800 unidades de saúde e empregam 95 mil pessoas. Essas unidades contam com mais de 15 mil leitos e realizam, em um período de um ano, cerca de 700 mil internações e mais de 750 mil cirurgias.

O Ibross reúne OSS que atuam em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Ceará. O instituto tem como missão colaborar para o aperfeiçoamento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade do atendimento oferecido à população brasileira.

Sobre a ABRAOSC

A ABRAOSC – Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura é uma instituição privada sem fins lucrativos, constituída em 1º de agosto de 2013 com o objetivo de promover a defesa, o fortalecimento e o desenvolvimento do modelo de gestão da Cultura por meio das Organizações Sociais no âmbito nacional.

Atualmente conta com 19 organizações associadas sediadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, e busca contribuir nas mais diversas formas de ação para a formação, produção e o acesso à cultura, promovendo e estimulando a interlocução de seus associados com a população, produtores culturais e poder público em geral, assim como o desenvolvimento e fortalecimento institucional e gerencial das organizações.

Serviço:

20 anos de parceria – OS é a solução

Evento em comemoração aos 20 anos do modelo de Organizações Sociais

Data: 28 de maio, a partir das 9h

Local: Teatro Sérgio Cardoso

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – São Paulo/SP

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo