CRER se prepara para desafio da acreditação internacional

Em 2016, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER se tornou o primeiro hospital de reabilitação do país e o único hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Agora, a unidade se prepara para um novo desafio, pleitear a acreditação Canadense QMentum, baseada em uma metodologia internacional que orienta e monitora os padrões de performance em qualidade e segurança.

Como parte deste anseio em pleitear a certificação internacional, o diretor executivo do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Rubens Covello, visitou o CRER nesta semana e, em uma roda de conversa, explanou à direção do hospital e aos profissionais da unidade o que significa a acreditação internacional e os desafios para alcançá-la.

O especialista em saúde foi enfático ao dizer que o CRER atende a todos os requisitos para entrar no processo de acreditação internacional. “O CRER está maduro suficiente para pleitear um upgrade em sua metodologia de trabalho. A instituição sinaliza que está no caminho certo para alcançar o reconhecimento internacional”.

O diretor-geral da unidade, Válney Luís da Rocha, participou da roda de conversa e ressaltou que os desafios do hospital não param e que o objetivo é avançar, cada vez mais, sempre com foco no paciente. “Nós já conquistamos a acreditação ONA 3 e agora, temos o desejo de alcançar uma acreditação internacional. O objetivo é dar visibilidade e credibilidade ao CRER no âmbito mundial. Temos colaboradores comprometidos com essa instituição e com potencial para que avancemos cada vez mais e logremos êxito neste nosso desafio”, disse, ao abrir o encontro.

Durante a conversa, que aconteceu no auditório Valéria Perillo,  Rubens Covello respondeu as perguntas dos colaboradores sobre os processos para a acreditação. O especialista explicou os cinco pilares que norteiam a certificação internacional. “Para alcançar a acreditação internacional é preciso seguir cinco passos: o envolvimento do paciente no processo, o envolvimento do colaborador no processo de assistência do paciente, diminuição de custo, envolvimento da alta direção no processo e utilizar a tecnologia da informação para a melhoria do sistema“.

O Instituto Qualisa de Gestão (IQG) é a maior acreditadora na área de saúde da América Latina e a terceira maior do mundo. A certificação internacional – QMentum International é uma metodologia aplicada há 60 anos e é focada na excelência dos processos de trabalho.

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