“Anhanguera Saúde” aumenta em 50% média de coletas de sangue do Hemocentro

Parceria entre Hemocentro e TV Anhanguera está na sua 4ª edição

Em celebração ao mês da Doação de Sangue, a parceria da TV Anhanguera e do Hemocentro de Goiás trouxe mais uma vez uma grande mobilização social e permitiu que  fossem coletadas 370 bolsas (170 a mais do que em dias normais) e 530 inscritos (121 pessoas além do quantitativo coletado na primeira edição do Anhanguera Saúde, realizada em 2016.

O Anhanguera Saúde foi realizado nesta quarta-feira, 13, com múltiplas coletas de sangue no Araguaia Shopping, Hemocentro Central (que fica no Setor Coimbra), no Hospital das Clínicas (HC), Hugol, em Goiânia, e nas cidades de Rio Verde, Jataí, Iporá, Porangatu, Formosa, Quirinópolis, Catalão e Ceres.

Esta é a quarta edição do Anhanguera Saúde, projeto da TV Anhanguera afiliada à Rede Globo em Goiás, que abraçou a causa da doação de sangue e permitiu um crescimento de adesões frente à primeira edição ocorrida em 2016.

“Vemos que muitos tiveram interesse em doar. Um número muito superior quis participar mas, por alguma questão de Saúde, não pôde”, disse o diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula.

Para a enfermeira do Hemocentro, Aliane da Paixão, a semente foi plantada e está se multiplicando. “Temos pessoas de todas as idades que desejaram doar. Mas que não desanimem e busquem novamente o Hemocentro ou as unidades de coleta do Estado para doarem em outra ocasião”, afirmou.

Para a operadora de caixa Vanda Regina, o prazer em ajudar ao próximo a comoveu em buscar o ônibus do Hemocentro para doar sangue. “É a primeira vez. Sinto um pouco de medo. Mas sei que o que mais importa é ajudar quem precisa”, disse.

A repórter da TV Anhanguera Rosaine Mendes participou de vários flashes ao vivo e estava bastante empolgada. “Imagine: uma única bolsa é capaz de salvar quatro vidas. Então, veja o quanto doar sangue é importante”, avaliou.

“Ficamos muito felizes com o sucesso da campanha e em contribuir com uma ação tão solidária.  Doar sangue vai muito além de apenas ajudar o próximo. É um ato de amor, pois salva vidas”, destacou a gerente de Marketing do Araguaia Shopping, Marina Marquez.

Baixo Estoque

O diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula, informou que as doações de sangue são extremamente importantes nesta época do ano, também em função das festas juninas e da Copa do Mundo, período em que normalmente aumentam os índices de acidentes e de outras ocorrências graves, nas quais o sangue é imprescindível para salvar vidas.

O Hemocentro abastece toda a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás, composta por 190 serviços de saúde localizados em todo o Estado. Além da unidade, localizado em Goiânia, as ações de coleta, análise e distribuição do sangue são desenvolvidas pelos Hemocentros Regionais, localizados em Ceres, Catalão, Rio Verde e Jataí. Há, ainda, as Unidades de Coleta e Transfusão, sediadas em Iporá, Formosa, Quirinópolis e Porangatu.

Para doar sangue, é necessário que o voluntário tenha boas condições de saúde, de 16 anos a 69 anos de idade e peso superior a 50 quilos. Todos os interessados são submetidos à triagem, na qual é feita uma entrevista. Arione de Paula acentua que os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres podem realizar a doação a cada três meses.

 Quais as condições para doar sangue:

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização).
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo