Hugol realiza vivência sobre segurança do paciente

Experiência na unidade da SES-GO foi executada na sala administrativa, onde colaboradores, deitados em maca, assistiram a um vídeo

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu uma vivência sobre segurança do paciente para os colaboradores, nessa terça-feira, 17.

“A experiência foi executada em uma sala administrativa, na qual foram colocadas macas para que os colaboradores pudessem deitar e assistir a uma produção audiovisual desenvolvida pelo hospital, com cerca de três minutos. A dinâmica da posição dos participantes foi intencional, pois a ideia foi que cada pessoa pudesse ter a visão da cena e do contexto na perspectiva do outro. O roteiro foi construído apresentando possíveis erros na assistência de um paciente fictício que sofreu um acidente e que, ao fim do dia, após uma sucessão de falhas no seu cuidado, falece”, detalha o gerente da Qualidade, Riscos e Compliance da unidade, J. Antônio Cirino.

“Foi bem realista. Senti mesmo, na pele. Fiquei agoniada. A gente realmente consegue se colocar no lugar do paciente”, avaliou a nutricionista do Hugol, Jodiê do Amaral. Segundo a ouvidora do hospital, Viviane Oliveira, “essa ação só reforça esse sentimento do cuidado seguro. A voz ficou embargada, deu um nó na garganta. Senti mesmo. Precisamos ter empatia e nos colocar no lugar do outro”. As colaboradoras foram as primeiras participantes da experiência.

Princípio

Enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente do Hugol, Ariana Malaquias explica que “a vivência sobre segurança do paciente é um convite para refletirmos sobre nossas atitudes diante das diversas situações de cuidado com o paciente e se colocar no lugar do outro é o princípio para que esse cuidado seja realizado da melhor forma possível”.

A Comissão da Qualidade e Segurança do Paciente promoveu ainda uma decoração alusiva ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, com arco de balões e painel na cor laranja da campanha. Os membros homenagearam os guardiões da segurança do paciente, pessoas que contribuíram para a melhoria da segurança do paciente no hospital, por meio do registro dessas oportunidades, como também da execução de ações preventivas.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo