HDT realiza atendimento à população em Semana de Segurança do Paciente

Evento contou com palestras, rodas de conversas, ações nas alas do hospital e tenda de serviços para a população

O Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu nos dias 17 e 18 de setembro, a II Semana de Segurança do Paciente, com o tema “Cultura de segurança em todos os níveis”. O evento, voltado para pacientes e colaboradores, contou com palestras, rodas de conversas, ações nas alas do hospital e tenda de serviços para a população.

A abertura oficial da Semana ocorreu no dia 17 de setembro, no auditório da unidade, com a palestra “Decisão compartilhada: Premissa para o cuidado centrado no paciente”, ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina, Leonardo Mariano Reis. “É preciso garantir o princípio da autonomia do paciente e o compartilhamento de responsabilidades entre ele e a equipe médica”, disse Leonardo.

Seguindo a programação, o hospital promoveu atendimento de saúde à população em uma tenda instalada ao lado da recepção do ambulatório da unidade. Com a participação de 20 especialistas, foram feitos, ao todo, 89 testes glicêmicos e de aferição de pressão arterial; 82 testes de tipagem sanguínea e 60 cadastros de medula óssea. O paciente Yago Ribeiro destacou a importância de ações como essa para população: “São procedimentos básicos para avaliação da nossa saúde e uma oportunidade, por meio do cadastro de medula, de ajudar a salvar vidas”.

Durante o atendimento, profissionais do hospital realizaram orientações educativas sobre sepse, engajamento dos pacientes em relação ao atendimento e sua segurança. Aproveitando as celebrações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e do Dia Mundial da Sepse, lembrado no dia 13 de setembro, o HDT realizou dentro da programação da Semana de Segurança do Paciente, palestras e uma roda de conversa para debater sobre os temas.

O psicólogo do hospital, Alexandre Castelo Branco, ministrou a palestra “Compreendendo o comportamento suicida” e explicou os mitos e verdades sobre o tema. “Existe um equívoco em acharmos que ao debater sobre o suicídio estamos incentivando o ato, pelo contrário, é preciso dialogar, saber os sinais de alerta e entender como agir em momentos como este”, destacou.  As equipes de Terapia Ocupacional, Psicologia e Fonoaudiologia do HDT se reuniram com pacientes da unidade e seus familiares para debaterem sobre prevenção ao suicídio.

A coordenadora do Núcleo Interno de Segurança do Paciente e Gerenciamento de Riscos, Stefane Arruda, destacou que o evento tem como intuito relembrar o quanto é importante que as organizações de saúde, os colaboradores, os pacientes e a população estejam em alerta para o problema da insegurança nos hospitais. ”Nossa intenção é reforçar com a equipe médica e com a equipe multiprofissional que o paciente é o centro do cuidado, e que todas as decisões que nós tomamos, enquanto profissionais de saúde, precisam ser baseadas no que é melhor para o paciente na perspectiva do paciente”, declarou.

Patrícia Borges, do ISG

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo