CRER promove Festival para inclusão e reinserção social da pessoa com deficiência

Marcado por histórias de coragem e superação, evento reuniu mais de 370 atletas, todos pacientes em tratamento na unidade 

Com foco na inclusão física e social da pessoa com deficiência, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou na última sexta-feira, 20 de setembro, a quinta edição do Festival de Esporte Adaptado (FEAD). O evento esportivo, realizado nas dependências do hospital, reuniu mais de 370 atletas, todos pacientes em tratamento na instituição. Marcado por histórias de coragem e superação, o Festival atua no trabalho de reabilitação do paciente e é um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital.

Na abertura do evento, o Diretor Geral do CRER, Válney Luís da Rocha, ressaltou a importância da realização do Festival. “Entendemos que o CRER tem papel importante não apenas na reabilitação e readaptação do paciente, vamos muito além disso. Isso porque entendemos e tratamos o paciente de forma holística. Sabemos que é preciso reinseri-lo na sociedade e através do esporte temos a oportunidade de promover a inclusão social. Aqui todos são vencedores”, disse.

Durante as competições, todos os atletas foram premiados com uma medalha em reconhecimento ao esforço e superação. Ao todo, o FEAD disponibilizou seis modalidades esportivas: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação e futsal.

Agenira Moreira dos Santos Ramos é paciente do CRER há quatro anos e pela primeira vez participou do FEAD. Atendida no hospital após ter sofrido uma queda e fraturado o braço e a perna, dona Agenira se superou na prova de 100 metros do atletismo. “Cheguei aqui no CRER e não estava conseguindo andar e nem levantar meu braço. Hoje, além de estar ativa estou conseguindo até correr e participar de competição. Estou muito feliz, ano que vem participarei de novo”, comemorou.

“O paciente tem que superar seus limites, tem que estar motivado para vencer cada obstáculo, e o CRER é um apoio para que isso aconteça, por meio da inclusão promovida pela instituição. Trabalhamos na inclusão através da arte,  do contexto escolar, do contexto profissionalizante e também por meio do esporte. Acreditamos na capacidade de superação de todos os nossos pacientes”, disse o supervisor Multiprofissional de Reabilitação do CRER, Eduardo Martins Carneiro.

O Festival de Esporte Adaptado do CRER marcou o início das comemorações do aniversário do CRER, que no dia 25 de setembro completa 17 anos de existência. A realização do evento esportivo mostra que além da reabilitação, a instituição se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia. O esporte contribui para a superação de desafios, estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima.

Rafaela Bernardes, da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo