Hugol participa de projeto do Ministério da Saúde sobre UTI humanizada

Com o foco em oferecer um atendimento eficiente e humanizado para o paciente de terapia intensiva, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira  (Hugol) realizou a primeira “Visita da Liderança” na UTI. Essa visita na UTI C, por parte de uma equipe multidisciplinar e de representante da diretoria do hospital, verifica, com profissionais e pacientes, a eficiência de ações que fazem parte do projeto do Ministério da Saúde “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”,  que atualmente abrange 120 UTIs no Brasil e que está sendo implantado na unidade desde dezembro de 2017. 

Com o foco em oferecer um atendimento eficiente e humanizado para o paciente de terapia intensiva, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira  (Hugol) realizou a primeira “Visita da Liderança” na UTI. Essa visita na UTI C, por parte de uma equipe multidisciplinar e de representante da diretoria do hospital, verifica, com profissionais e pacientes, a eficiência de ações que fazem parte do projeto do Ministério da Saúde “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”,  que atualmente abrange 120 UTIs no Brasil e que está sendo implantado na unidade desde dezembro de 2017.

“No início, alguns colaboradores ficaram resistentes às novas ideias, pois é algo muito inovador, mas os resultados obtidos nos surpreenderam. A aplicação gradual dos processos fez com que a equipe aceitasse melhor as mudanças e pudesse observar resultados de melhora expressiva na acomodação do paciente e na maior interação dos familiares no tratamento”, de acordo com o médico intensivista Tiago Mendes.

Durante a interação com pacientes e acompanhantes, a equipe pôde recolher mais informações sobre os resultados da visita estendida, ação que permite aos visitantes permanecer na UTI, alternadamente, por até 12 horas por dia (9h às 21 h), recebendo um suporte educativo, por meio de reunião de orientação e esclarecimento sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local. “Acredito que minha presença ajuda a manter elevado o moral de minha mãe, que não se sente tão sozinha aqui, e acaba me revelando detalhes importantes de como ela está se sentindo, os quais eu repasso imediatamente para a equipe médica”, afirmou a acompanhante Divina Ribeiro, que está com sua mãe internada.

A gerente de Enfermagem da unidade, Janine de Paula, que conduziu toda a visita, relatou suas impressões: “Saio extremamente satisfeita e orgulhosa dos resultados que observei na UTI. Pude observar o quanto os colaboradores estão empolgados em participar desse projeto e a alegria dos familiares em poder acompanhar mais de perto o tratamento dos seus entes queridos”, finaliza.

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