Estação Conecta SUS participa de projeto nacional de vigilância

Técnicos em informação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estiveram nesta terça-feira, 14, no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS Zilda Arns Neumann) para trabalhar junto com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Belo Horizonte no projeto piloto que irá integrar informações de todo país para elaboração de indicadores que vão beneficiar os serviços de vigilância em saúde oferecidos aos brasileiros e garantir subsídios para tomada de decisões estratégicas por gestores em saúde pública.

O Conecta SUS é uma estação tecnológica, edificada na sede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, que acompanha mais de 200 indicadores de Saúde dos 246 municípios goianos e possui diversas plataformas de dados que permitem aos gestores goianos decidirem questões que impactam diretamente no bem-estar dos cidadãos de Goiás como, por exemplo, dados sobre coberturas vacinais, índices de infestação do mosquito aedes aegipty, andamento de obras e gastos da SES-GO.

“Estamos aqui, justamente, para buscar a expertise do Conecta SUS que já faz esse trabalho de integrar diversas informações em Saúde e tem obtido resultados sólidos. Nosso objetivo é estruturar um conjunto mínimo de dados de vigilância sanitária para auxiliar na condução de trabalhos de vigilância no país nas três esferas de governo: União, Estados e Municípios”, diz Luciana Pereira de Andrade, coordenadora de gestão de informações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a coordenadora da Anvisa, a primeira fase do projeto piloto deve ser concluída até abril de 2019. Luciana exemplifica que dentre as informações que vão constar desse levantamento, estão a lista de todos os estabelecimentos que atuam em desconformidade com a Anvisa, o tempo de espera para que os mesmos estabelecimentos atinjam as exigências e se a situação de todos foi regularizada. “Com esses dados teremos, claramente, as condições de trabalhar com índices e parâmetros que vão permitir que todas as ações de vigilância nacional contem com informações cada vez mais precisas”, diz.

O trabalho da Vigilância Sanitária consiste em avaliar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão que envolvem a promoção e prevenção dos cuidados com a saúde dos brasileiros e, para tanto, conta com a fiscalização de estabelecimentos, medicamentos, produtos e serviços.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo