Visita estendida no HUGOL é apresentada em SP

A visita estendida do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia foi apresentada na Sessão de Aprendizado Presencial do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizada nos dias 21 e 22, em São Paulo (SP). A visita estendida permite que familiares de pacientes internados nas UTIs possam permanecer, alternadamente, por até 12 horas por dia ( 9h às 21h), mais próximo do ente querido.

As famílias recebem um suporte educativo, por meio de reuniões diárias com orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local. Pelo projeto, a presença mais duradoura da família ao lado do paciente, observando e contribuindo para o tratamento, ajuda na recuperação da pessoa atendida e gera maior satisfação com o cuidado.

“Acreditamos que a visita estendida, com uma participação maior da família no tratamento, é uma personificação desse ideal. Estamos seguindo o caminho correto”, diz a Gerente de Enfermagem do HUGOL e patrocinadora do projeto na unidade, Janine de Paula.

A Supervisora de Enfermagem das UTIs Adulto do HUGOL e líder do projeto na unidade, Lélia Sena, destacou a principal razão desse trabalho. “Em muitos lugares, a UTI de um hospital é um ambiente isolado. Porém, aqui temos além de uma equipe multidisciplinar que decide sobre o tratamento mais adequado, a presença constante e participativa das famílias”.

O evento, promovido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e do Ministério da Saúde, contou com a participação de convidados internacionais e dos hospitais que fazem parte do programa que atualmente abrange 119 UTIs no Brasil. Por meio de palestras e oficinas, as unidades de saúde puderam compartilhar informações sobre melhorias implementadas em suas UTIs e, ainda, alinhar as futuras ações de aperfeiçoamento no atendimento aos pacientes com a coordenação do projeto.

“Participamos de diversas ações por meio das quais pudemos aprender e ensinar ao mesmo tempo”, relatou a enfermeira do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente e gestora administrativa do projeto na unidade, Ariana Malaquias. A fisioterapeuta do HUGOL, Geovana Reizo, membro da equipe do projeto, acrescentou: “Voltamos do evento com várias tarefas para desenvolver e continuar no caminho das melhorias”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo