Setembro, mês de doar vida

O mês da primavera, setembro, se colore de verde para informar, conscientizar e incentivar as famílias a autorizarem a doação de órgãos em favor do próximo. É o Setembro Verde, celebrado internacionalmente para lembrar a importância dos doadores de órgãos para diminuir a espera das pessoas que precisam de um órgão ou tecido para sobreviver. A Campanha no Estado é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da Central Estadual de Notificação, Captação e Doação de Órgãos de Goiás (CNCDO).

Em Goiás, a celebração tem início no dia 3 de setembro, às 8h, com solenidade no auditório Dr. Luiz Rassi, no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). “A Central de Transplantes elaborou uma programação para este mês com o objetivo de envolver a comunidade nesta importante luta pela vida”, afirma Leonardo Vilela, secretário da Saúde de Goiás e que estará presente na abertura do Setembro Verde. Em 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Órgãos. Clique AQUI e confira a programação do Setembro Verde.

O gerente da Central, Fernando Augusto Ataide Castro, acrescenta que o transplante significa, para quem o recebe, a retomada de melhor qualidade de vida, no momento extremamente comprometida pela doença que o levou para uma fila de espera para o procedimento. Foi o que aconteceu com o ladrilhista Josué Rodrigues da Trindade, de 65 anos, que recebeu um rim em setembro de 2017. “A minha vida melhorou 100%. A liberdade é outra”, festeja Josué, que durante oito anos se submeteu a sessões semanais de hemodiálise para garantir o funcionamento dos rins, tomados por múltiplos cistos.

COMO DOAR

No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo de doar. A doação de órgãos e tecidos só acontece após autorização familiar, conforme lei em vigor.

Mas por que o evento Setembro Verde? Entre muitos meses, a adoção da cor verde foi natural, pois é adotada para simbolizar a saúde e também a esperança e a liberdade. Um misto de símbolos perfeitamente adequados para reverenciar uma data especial, uma data destinada a agradecer o altruísmo e o amor ao próximo, demonstrado pela figura do doador de órgãos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo