Seminário de Experiências Exitosas reúne profissionais da Saúde em Senador Canedo

Profissionais de Saúde de 55 municípios goianos se reuniram em Senador Canedo para mais uma edição do Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria nas Macrorregiões de Saúde. Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o evento possibilitou a trocam experiências positivas desenvolvidas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesses municípios.

Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros, Médicos, Agentes Administrativos e Gestores Municipais assistiram a palestras e apresentaram seus trabalhos. Profissionais das Regionais de Saúde Sul, Centro Sul e Estrada de Ferro também participaram do encontro.

A primeira apresentação, realizada pela gerente de Atenção à Saúde da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), Ravena Miranda, mostrou as capacitações realizadas no processo de planificação em Goiás.

Esse trabalho permite que a Atenção Básica desenvolva seu papel dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltou Evanilde Fernandes, titular da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais), da SES-GO. “A Estratégia Saúde da Família é a porta de entrada da população aos serviços do SUS; desenvolvendo o trabalho de qualidade nessas unidades, diminuímos agravos as doenças e a busca dos serviços na média e alta complexidade”, afirma.

O médico Diogo Azevedo, da UBS Jardim Olímpico, em Aparecida de Goiânia, município da macrorregião Centro Sudeste, apresentou as experiências exitosas desenvolvidas em sua unidade. Nesta cidade foi implantado em uma UBS laboratório a Estratificação de Risco Cardiovascular. Com o uso de uma planilha, eles mapearam a população atendida pela unidade e classificaram os pacientes hipertensos, diabéticos e tabagistas. A partir daí, a equipe coletou e analisou os dados da população e conseguiu adaptar as rotinas de trabalho para atender melhor àqueles pacientes com mais riscos cardiovasculares.

A próxima edição do seminário está prevista para o dia 18 de setembro, em Uruaçu.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo