SES promove fórum com gestores de unidades para alinhamento de ações

Evento teve objetivo de apresentar aos participantes as principais ações desenvolvidas pela Saúde estadual, entre elas, os avanços alcançados e os desafios a serem superados

Secretário Rasível Santos durante pronunciamento no auditório da Escola de Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta sexta-feira (20/9), o Fórum SES e Parceiros Privados. O evento, que ocorreu no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), reuniu gestores da SES-GO, diretores de unidades de saúde e representantes das Organizações Sociais (OSs) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que administram os hospitais estaduais e as policlínicas localizadas em diferentes municípios do Estado.

A rede da SES-GO é composta por 24 hospitais e 7 policlínicas, administradas por 13 entidades, entre OSs e OSCs. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou que o encontro tem o objetivo de possibilitar aos participantes o conhecimento aprofundado das ações desenvolvidas pela pasta, incluindo os avanços implementados e os desafios a serem superados. “A realização deste fórum é fundamental para que os gestores das unidades estaduais promovam o alinhamento das ações conforme os fundamentos da SES-GO”, sublinhou.

Durante o evento, foram abordados temas desenvolvidos pelas diversas áreas da SES-GO, ministrados pelos próprios gestores. Entre esses temas, destacam-se o Projeto Pacs, Projeto Meu Pep, a Transição do Sistema Regulação, Comunicação Saúde Goiás, Fluxo de Regularização Sanitária e a Qualidade de Vida no Trabalho. A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis) da SES-GO, Luiselena Luna Esmerardo, apresentou o Projeto Meu Pep (Meu Prontuário Eletrônico).

O Meu Pep é um aplicativo implementado por profissionais da SES-GO, que disponibiliza para o cidadão o acesso às informações relacionadas ao histórico de saúde nas redes estadual e municipal. Nesse sistema, o usuário pode acessar dados sobre medicamentos prescritos e retirados, consultas realizadas, agendadas e em filas de espera, exames realizados com acesso a laudos e imagens, exames marcados e na fila de espera, vacinas recebidas e internações.

“O Meu Pep é um exemplo de como a SES-GO tem se esforçado em usar a tecnologia em favor do paciente goiano”, pontuou Rasível Santos. Ele acentuou que para o aplicativo cumprir o seu propósito, é fundamental que as informações sejam repassadas à SES-GO, rotineiramente, de forma transparente, por todas as unidades de saúde do Estado.

Transparência e comunicação
A superintendente de Regulação, Controle e Avaliação, Amanda Limongi, abordou a Transição no Sistema de Regulação, que disponibiliza ao usuário a lista geral de solicitações de internação de urgência e emergência pendentes e as atendidas; a consulta individualizada do paciente com seu histórico de solicitações de urgência e emergência; a consulta individualizada do paciente com sua posição na fila de exames, consultas e cirurgias eletivas.

O subsecretário de Atenção Integral e Vigilância em Saúde, Luciano Moura, assinalou que o novo sistema favorece o controle social e que é imprescindível que ele seja alimentado continuamente pelos gestores das unidades públicas.

A chefe de Comunicação Setorial (Comset), Iara Lourenço, apontou a necessidade de maior integração de todas as áreas da SES-GO com a Comset para o maior êxito e melhor visibilidade da instituição. Ela acentuou que a comunicação pública é desenvolvida com a adoção de princípios básicos, entre eles, o combate à desinformação e à disseminação de notícias falsas.

Iara Lourenço enfatizou a que a comunicação tem função estratégica e que deve ser vista e tratada como política pública de Estado, para que a informação seja repassada de forma clara e transparente, contribuindo para o atendimento de excelência à população.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo