Governo desenvolve ações contínuas voltadas à segurança do paciente

Iniciativas são intensificadas neste mês, período em que é realizada a campanha Setembro Laranja. Evento visa conscientizar profissionais de saúde e cuidadores sobre procedimentos que minimizam eventos adversos

Em 2024, o Dia Mundial de Segurança do paciente tem como slogan “Faça certo, torne seguro!”

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), adota uma série de iniciativas com o objetivo de mobilizar e de incentivar a adoção de condutas que promovem a saúde, o bem-estar e a segurança das pessoas em tratamento. Tais ações, desenvolvidas continuamente, são intensificadas neste mês, período em que é realizada a campanha Setembro Laranja. Esse grande evento é voltado à conscientização dos profissionais de saúde, cuidadores, formuladores de políticas públicas e acompanhantes de cidadãos internados em estabelecimentos públicos e privados sobre os procedimentos que minimizam a ocorrência de eventos adversos.

A SES-GO convida os representantes de órgãos púbicos, empresas e organizações sociais a iluminarem as fachadas na cor laranja, que alerta para os cuidados relacionados à segurança do paciente. A campanha Setembro Laranja tem o seu ponto alto em 17 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi instituída em 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade de implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, acentua que a SES-GO segue as orientações globais para tornar os cuidados de saúde mais seguros.

“A Campanha Setembro Laranja constitui uma oportunidade para enfatizar a segurança do paciente e as iniciativas desenvolvidas rotineiramente com este propósito em Goiás”, assina o secretário. Ele destaca a importância de gestores, população e representantes de entidades civis atuarem em sintonia para tornar os cuidados de saúde mais seguros. Para isso, conforme Rasível Santos, é fundamental compartilhar conhecimentos e práticas seguras, além de divulgar o papel dos serviços e profissionais na promoção da segurança do paciente.

Melhoria do diagnóstico
Neste ano, o Dia Mundial de Segurança do paciente tem como tema Melhorando o diagnóstico para a segurança do paciente e o slogan “Faça certo, torne seguro!”. O tema procura destacar a importância crítica do diagnóstico correto e oportuno para garantir a segurança do paciente e melhorar os resultados de saúde. A coordenadora de Segurança do Paciente e de Controle de Infecção Hospitalar da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Adriana Gomes Pereira, enfatiza que um diagnóstico identifica o problema de saúde de um paciente e é uma chave para acessar o cuidado e o tratamento de que ele precisa.

“Um erro de diagnóstico é a falha em estabelecer uma explicação correta e oportuna do problema de saúde de um paciente, o que pode incluir diagnósticos atrasados, incorretos ou perdidos, ou uma falha em comunicar essa explicação ao paciente” sublinha a coordenadora. Ela assinala, ainda, que os erros de diagnóstico podem ser evitados por meio de intervenções multidisciplinares, baseadas no pensamento sistêmico, nos fatores humanos e no envolvimento ativo dos pacientes, das suas famílias, dos profissionais de saúde e dos responsáveis pelos cuidados de saúde.

Adriana Pereira informa, ainda, que essas intervenções incluem, mas não se limitam à verificação do histórico completo do paciente, à realização de um exame clínico exaustivo, à melhoria do acesso a testes de diagnóstico, a implementação de métodos para medir e aprender com os erros de diagnóstico e a adoção de soluções de base tecnológica. Ela ressalta que a Suvisa faz um trabalho sistemático de repasse de informações e de fiscalização das unidades hospitalares para assegurar o cumprimento de procedimentos relacionados à segurança do paciente.

Na campanha Setembro Laranja, a Suvisa está apoiando os serviços de saúde públicos e privados na execução de duas ações, por meio de palestras e orientações para implantação de iniciativas que mitiguem a ocorrência de eventos adversos associados ao tema.

A Suvisa também vai apoiar os simpósios que serão realizados pelas coordenações municipais de Aparecida de Goiânia, Jataí, Rio Verde e Anápolis. Além disso, os profissionais da Suvisa vão participar de uma discussão sobre segurança do paciente na Universidade Evangélica de Anápolis.

Maria José Silva (texto), da Comunicação Setorial e Crer (foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo