Primeiro dia da Jornada Científica do CRER reúne cerca de 400 profissionais da saúde

Cumprindo seu papel como Hospital de Ensino, certificação concedida pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2014, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, deu início nesta quarta-feira (7/11) à XVI Jornada Científica do hospital.

Apresentações culturais do grupo de Ballet Terapêutico e do setor de musicoterapia do CRER abriram a programação do evento científico, que reuniu cerca de 400 profissionais da saúde de diversas unidades assistenciais do Estado. O diretor-geral da unidade, Dr. Válney Luís da Rocha, discursou na abertura da Jornada e falou sobre a importância da promoção do conhecimento científico no hospital.

“Graças a realização da Jornada e também de outras práticas de ensino e pesquisa realizadas no CRER, desde sua abertura, somos certificados como Hospital de Ensino. Para a nossa instituição, a busca pela melhoria contínua dos processos e das práticas assistenciais representa o nosso compromisso com a qualidade do atendimento oferecido aos nossos usuários”, disse o diretor.

Com o tema “Os desafios do Cuidado Continuado”, a Jornada abordou, neste primeiro dia de realização, os seguintes assuntos: A Política e a Rede de Cuidados Continuados Integrados: o exemplo de Portugal; A implementação de uma Rede de Cuidados Continuados, na visão dos três gestores do SUS; Comunicação Médica e Estratégias de Educação em Saúde; Abordagem Familiar nos Cuidados Paliativos; Desafios do Cuidado Paliativo: Experiências de um Hospital Geral e Alimentação no Cuidado Continuado.

O presidente da XVI Jornada Científica do CRER, Dr. Fernando Cupertino, explicou os motivos para a escolha do tema do evento deste ano. “Essa discussão está se dando na Jornada sob dois aspectos: o de entender a necessidade do usuário e o de discutir uma política pública no SUS que estruture uma rede de Cuidados Continuados incluindo também os Cuidados Paliativos. Nesse debate, podemos entender o que a sociedade espera de nós, enquanto profissionais e instituição, para melhor responder às suas necessidades”.

Segundo a superintendente Multiprofissional de Reabilitação da AGIR, Divaina Alves Batista, “sempre foi uma preocupação da AGIR que o ensino, pesquisa e, consequentemente, o aprimoramento da nossa equipe profissional fosse uma filosofia de trabalho do CRER. Para nós, enquanto instituição, o ensino e a pesquisa são os pilares para a melhoria contínua do nosso trabalho”.

A XVI Jornada Científica do CRER continua nesta quinta-feira (8/11) abordando assuntos como: Transição do cuidado: UTI, Posto Clínico e Serviço de Atenção Domiciliar; Tecnologias de Informação e Cuidados Continuados; Abordagem Odontológica no Cuidado Continuado; Atenção Domiciliar nos Cuidados Continuados; Interação e Comunicação no Cuidado Continuado; Acessibilidade: inovações e estratégias arquitetônicas; Sexualidade e Reprodução nos Cuidados Continuados e Inclusão nos Cuidados Continuados – mercado de trabalho, contexto escolar, esporte e lazer.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo