Sergipe adota modelo goiano para criação de centro de informações em Saúde

A Secretaria de Saúde de Sergipe lança nesta quarta-feira, 14 de novembro, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (CIDES).  O modelo adotado é o mesmo do Conecta SUS Zilda Arns Neumann, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

O lançamento acontece durante o Seminário Estadual “O Impacto do Monitoramento nas Políticas de Saúde”, a ser realizado em Aracaju. Um dos participantes será Jean Pierre Pereira, gerente do Conecta SUS da SES-GO.

Ele fará a palestra “A informação como ferramenta de gestão para tomada de decisão em saúde”.

O CIDES será implantado e operacionalizado por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre os estados de Sergipe e de Goiás, depois de visitas dos técnicos sergipanos a SES-GO. O CIDES será instalado na Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, nos moldes do Conecta SUS/GO, objetivando a concentração das informações estratégicas para gestão do SUS, por compilação, compartilhamento, análise e monitoramento de indicadores de saúde.

O CONECTA SUS

O Centro inaugurado em 2014 pelo Governo de Goiás se tornou referência nacional, sendo visitado por 24 estados, mais o Distrito Federal. O Conecta SUS funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do estado de Goiás. Isso possibilita que técnicos desenvolvam ações, projetos e políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo