Técnicos participam de workshop sobre sistemas de saúde

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as informações disponibilizadas nos sistemas do Departamento de Informática do SUS (Datasus), no 2º Workshop de Sistemas Datasus em Goiás. O evento, promovido na manhã desta sexta-feira pela SES-GO, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação, também teve o objetivo de possibilitar o compartilhamento de dados pelos profissionais de áreas afins, o que impacta no avanço de pesquisas, conhecimento mais aprofundado, transparência das informações e melhor atendimento.

Atualmente, existem mais de 600 sistemas do Datasus em uso nos diversos departamentos da SES-GO com pouca ou nenhuma interação com seus gestores. A coordenadora de Sistemas de Registros Eletrônicos em Saúde e Sistemas Datasus da SES-GO, Diana Guimarães, acentua que o workshop visou justamente disseminar o conhecimento sobre esses sistemas entre todas as superintendências da secretaria. “Pode acontecer de os indicadores de um sistema serem úteis para o desenvolvimento de ações de uma área parceira”, explica.

Na programação do workshop constaram apresentações sobre os sistemas utilizados na Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças (SGPF) e na Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Entre tais sistemas estão a Ficha de Programação Orçamentária, Ouvidoria, Registro Hospitalar de Câncer, Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família em Saúde, Sistema de Vigilância de Água e Notivisa.

Conhecimentos

O 1º Workshop de Sistemas Datasus em Goiás foi realizado em 26 de junho deste ano, com a apresentação de 23 sistemas. Diana Guimarães destaca que a disseminação de conhecimentos, a interação entre as áreas e o cruzamento de dados são importantes para a estruturação de políticas públicas mais amplas e efetivas.

“Na medida em que a equipe técnica da SES-GO passa a compartilhar o conhecimento entre si, ações poderão ser construídas para toda a população”, enfatiza. Ela acentua ainda que existe a pretensão de, no futuro, serem construídos painéis de indicadores para divulgação dos dados, assim como acontece atualmente com a Ouvidoria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo