Planificação da Saúde em Goiás é apresentada ao Conass

Projeto goiano que potencializa os serviços da atenção básica nos municípios será apresentado entre os dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A abertura será realizada pelo secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, também atual presidente da entidade. Pelo trabalho, toda a atenção básica oferecida no Estado sofreu mudanças desde a estratégia de abordagem aos pacientes até a organização de consultas e o acompanhamento mais próximo do cidadão.

“Estamos orgulhosos porque Goiás foi o único Estado que implantou esse trabalho em todas as 18 regionais de Saúde. Foram mais de 14 mil profissionais qualificados que agora são apoiados em Tutoria para melhorar processos e facilitar a vida do cidadão que é atendido pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF)”, salientou o secretário.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como alvo promover em território nacional qualidade de vida aos brasileiros na intervenção de fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação ou uso de tabaco. Para um atendimento integral, equânime e contínuo, a ESF se fortalece, pois é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudos apontam que mais de 80% dos casos agudos que chegam aos hospitais, como infartos, acidentes vasculares cerebrais ou complicações de doenças crônicas, por exemplo, poderia ser revertidas se o paciente aderisse ao acompanhamento completo sugerido pelos profissionais na atenção básica.

“Esse trabalho ainda está em processo. Contudo, a Planificação permitiu que os profissionais de saúde fossem sensibilizados e melhor treinados, com o objetivo de melhor atender os pacientes, com acolhimento e aconselhamento adequado”, diz Leonardo Vilela.

O evento compõe reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Atenção à Saúde, Atenção Primária à Saúde e Epidemiologia, que conta com extensa programação sobre “O Futuro do Sistema Único de Saúde: a contribuição da Planificação da Atenção à Saúde”.

Tutoria como ferramenta da Planificação

O trabalho, iniciado no Estado de Goiás em parceria com o Conass em 2015, já atinge 144 municípios em execução do processo de tutoria, que trabalha a organização dos macro e microprocessos que impactam na atenção à saúde.

“O diferencial do trabalho em nosso estado foi à expansão para todas as regiões de saúde, o que permite a melhoria do serviço prestado à população em todo o território, ao mesmo tempo em que qualifica as equipes envolvidas, com possibilidade de criar unidades de referência técnica para capacitação de profissionais. O trabalho permitiu a organização dos serviços e muitos municípios deixaram de ter filas de atendimento com reorganização de agendas”, exemplifica a superintendente de Atenção Integral à Saúde ( SPAIS) da SES-GO, Evanilde Fernandes Gomides.

“Médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e demais profissionais participaram de seis oficinas de planificação da atenção primária que agora subsidiam suas atividades, com conhecimento teórico obtido, além de outros oferecidos na Escola de Saúde Cândido Santiago”, explica Evanilde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo