Gestão com resultados expressivos

SES divulga balanço com diminuição da espera por cirurgias e criação do primeiro Centro de Diabetes do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) encerra a atual gestão com resultados extremamente expressivos, que proporcionaram o atendimento à saúde mais célere, qualificado e humanizado à população. Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, 14 de dezembro, o secretário Leonardo Vilela destacou o aumento considerável de leitos nos últimos quatro anos, que passaram de 1.232 leitos para 2.182.

Este avanço do número de leitos, conforme o secretário, foi  impulsionado pela inauguração do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e pela expansão do Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG), Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Valdomiro da Cruz (Hugo) e Centro Estadual de Readaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer), entre outras ações.

Muitos dos avanços alcançados pela SES-GO aconteceram ao longo dos últimos meses, entre os quais o desenvolvimento do Terceiro Turno da Saúde, ação na qual foram realizados 31.754 procedimentos; a inauguração do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes; a conquista do certificado da Organização Nacional de Acreditação 3 (ONA 3) pelo Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) e o combate ostensivo aos casos de influenza por H1N1 e de dengue.

Leonardo Vilela destacou que finaliza a gestão da Saúde de Goiás com a sensação de dever cumprido. Ele considera como um dos principais legados da SES-GO à população a cultura de combate ao Aedes aegypti, implementada pela ação Goiás contra o Aedes, realizada desde 2015 em todo o Estado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e as prefeituras municipais.

“Os moradores adotaram a rotina de inspecionar e retirar de suas residências todo e qualquer objeto que acumula água e que pode se transformar em criadouro do Aedes”, destaca o secretário. Ele avalia que essa cultura só foi adotada pela população pelo fato de a força-tarefa ser realizada de forma contínua e com o envolvimento mútuo da população, dos profissionais, representantes de entidades e da alta gestão. Os índices de infestação do Aedes aegypti, que oscilavam em 3% dos imóveis em 2015, caíram para cerca de 1% no Estado,patamar considerado aceitável pelo Ministério da Saúde.

Vilela também destaca o desenvolvimento do Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (SIMAZ), desenvolvido pela SES-GO com o objetivo de subsidiar e monitorar os focos do Aedes aegypti e as ações de combate ao mosquito em todo o Estado.O sistema foi premiado no evento HDI Expogov Brasília 2018. O SIMAZ tem tanta precisão na informação que será usado pelo Ministério da Saúde no combate ao Aedes.

O sistema causou uma revolução em relação à velocidade com que se obtém informações de campo. Dados que antes demoravam até três meses para serem recebidos, hoje podem ser acessados praticamente em tempo real.

Celeridade nos procedimentos hospitalares

O Terceiro Turno na Saúde foi realizado entre abril e dezembro deste ano. Dos 31.754 procedimentos efetivados, 1.196 são cirurgias, 17.085exames e 13.473são consultas. Uma das primeiras iniciativas de José Eliton ao assumir o Governo de Goiás, o Terceiro Turno da Saúde buscou diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam a realização de tais procedimentos e, desta forma, minimizar a angústia vivenciada por estas pessoas, proporcionando melhores condições de saúde e melhor qualidade de vida. O programa foi desenvolvido em nove hospitais localizados na capital e no interior.

Inaugurado em junho, o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes é o primeiro centro do Brasil para atendimento aos portadores de diabetes. A unidade, vinculada ao HGG, conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento integral possibilita que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

A SES-GO agiu prontamente para prevenir e controlar os casos de H1N1 no Estado. Desde a constatação do surto na Vila São José Bento Cottolengo,em meados de março, foi desencadeada uma série de ações de manejo e controle da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A H1N1 e Vírus Sincicial Respiratório, tanto na Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade, quanto em todo o Estado.

O secretário destaca como de extrema relevância no combate à doença o fato de o Ministério da Saúde ter antecipado a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Goiás, a pedido do governo estadual. A campanha em Goiás teve início em 13 de abril, dez dias antes da ação em nível nacional. Dessa forma, o Estado superou a meta de vacinação estabelecidapelo Ministério da Saúde.

 

Qualificação e ampliação da rede hospitalar

Desde o início da atual gestão, a SES-GO tem atuado sistematicamente para assegurar a qualificação e humanização do atendimento na rede hospitalar. Além do HGG, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) tem a certificação ONA3. Já receberam o certificado ONA 1, que reconhece e valida o serviço de excelência da unidade o Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. AnuarAuad (HDT), o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos  (Hutrin) e o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEEJ), em Pirenópolis.

O Governo de Goiás também inaugurou a primeira etapa do Hospital de Uruaçu, avançou nas obras dos Hospitais de Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas e deu continuidade às construções das Unidades de Saúde Especializadas (USE) localizadas em Formosa, Goianésia, Posse, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos e na cidade de Goiás. Houve a entrega das obras de Quirinópolis e Goianésia.

AsUSEs trarãobenefícios para toda a população do Estado. As unidades serão centros de diagnósticos de média e alta complexidade e orientação terapêutica, que reunirá 21 especialidades médicas para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. Além disso, haverá atendimento de enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição e fonoaudiologia.

 

Conecta SUS

O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns (Conecta SUS) tornou-se referência nacional, sendo visitados por 24 estados, mais o Distrito Federal. Esta unidade funciona como um espaço para monitorar, em tempo real, as informações em saúde dos 246 municípios do Estado de Goiás. Isso possibilita que técnicos desenvolvam ações, projetos e políticas de saúde para enfrentar os problemas que surgem no Estado, dando aos gestores a oportunidade de tomarem decisões cada vez mais rápidas e assertivas.

Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS começou a funcionar em meados de 2015. Logo em seguida, foi se firmando e se consolidando como uma unidade modelo para todo o País, no qual estão reunidos indicadores e informações variadas sobre saúde. Já início da gestão o Conecta SUS passou a receber visitas de comitivas de vários Estados, de ministérios, de instituições federais e até de outros países.

 

Centro de Diabetes no HGG

O Governo de Goiás inaugurou, em junho, o Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), o primeiro centro do Brasil para atendimento aos portadores de diabetes. A unidade, vinculada ao Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi, está instalada na Avenida Anhanguera, Setor Aeroporto, Goiânia-GO.

O CEAD conta com atendimento multidisciplinar, ofertando serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento integral permitirá que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A previsão é que o Centro realize cerca de dois mil atendimentos por mês.

Clique aqui para ver a apresentação

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo