7ª Jornada Científica da SES apresenta trabalhos produzidos em Goiás

Evento da Secretaria de Estado da Saúde prossegue até a próxima sexta-feira, na Escola de Saúde de Goiás, com a realização de palestras, mesas-redondas e apresentações orais sobre estudos de diferentes temas da saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza um evento no qual estão sendo apresentados e debatidos trabalhos científicos sobre diversos temas da área da saúde. A sétima edição da Jornada Científica da SES-GO teve início na manhã desta quinta-feira (07/12), na Escola de Saúde de Goiás, com a participação de profissionais, estudantes, gestores e pesquisadores da área da saúde. Entre os temas abordados destacam-se segurança do paciente, planificação da atenção primária, perfil epidemiológico das arboviroses, saúde bucal e uso de libras na assistência à saúde.

A Jornada Científica tem como tema central Ciência para a Comunidade. A abertura solene contou com a presença da subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão; do assessor técnico da SES-GO Marcos Vinícius Milki – que representou a secretária adjunta e interina, Anamaria Arruda; da superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi; e da diretora-geral do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Flávia Aparecida de Oliveira, entre outras personalidades.

A realização do evento despertou o interesse de centenas de pessoas de vários municípios goianos. Conforme dados da comissão organizadora, cerca de 380 representantes de entidades e instituições inscreveram-se para participar da jornada, que prossegue até esta sexta-feira (08/12). Foram inscritos 62 trabalhos nas categorias temas livres, projetos de intervenção e projetos de pesquisa. Desses, 60 foram aprovados e 20 foram selecionados para apresentação oral. Todos serão publicados na revista científica de Escola de Saúde de Goiás.

Em seu pronunciamento, a superintendente Rafaela Veronezi destacou que a ciência é um componente indispensável para o crescimento e evolução dos povos e das nações e que a saúde é um ingrediente essencial para o desenvolvimento. “Quando unimos saúde e ciência, temos a oportunidade de resolver problemas e de ter uma visão mais detalhada do que fazemos com as nossas práticas”, acentuou. A superintendente também destacou a importância de os estudiosos produzirem não apenas pesquisa em saúde, mas pesquisa para a saúde, com o olhar na comunidade.

A programação da Jornada científica da SES-GO prevê a realização de palestras, mesas-redondas e apresentação oral dos trabalhos. Para a manhã desta sexta-feira estão previstas conferências sobre Lei Geral de Proteção de Dados, por Luís Felipe Balieiro Lima, membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa; e sobre Consentimento de Participante de Pesquisa, por Ivone Evangelista Cabral, também integrante da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Durante a tarde, serão feitas as apresentações orais sobre os trabalhos científicos.

Maria José Silva (texto) e Marco Monteiro (foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo