6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho é um direito de toda criança nascida em território brasileiro. É realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é capaz de detectar várias doenças que podem deixar sequelas graves no desenvolvimento e crescimento da criança e em alguns casos pode até causar o óbito.

O Teste do Pezinho é um direito de toda criança nascida em território brasileiro. É realizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é capaz de detectar várias doenças que podem deixar sequelas graves no desenvolvimento e crescimento da criança e em alguns casos pode até causar o óbito.

O período recomendado para a sua realização é, preferencialmente, na primeira semana de vida do bebê (do terceiro ao sétimo dia), o que garante um diagnóstico precoce e início de tratamento rápido em caso de o bebê apresentar alguma das doenças investigadas. Sua importância está em apontar precocemente a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias ou doenças do sangue, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e a Deficiência de Biotinidase.

O Estado de Goiás apresenta uma taxa de 86% na realização do Teste do Pezinho em unidades de saúde da rede pública. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%.  A Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) promove gestões junto aos laboratórios de análises clínicas privados para o envio de informações sobre a execução deste tipo de exame e assim obter uma taxa global.

Por que fazer o teste?

Porque essas doenças não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas em tempo hábil, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível e até mesmo o óbito.

Quem deve fazer o teste?

Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas, preferencialmente na primeira semana de vida. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador de uma dessas doenças, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Onde se pode fazer o teste do pezinho?

Você poderá procurar uma Unidade Básica de Saúde do seu município.

Quanto custa fazer o teste?

Nada. As Unidades de Saúde não podem cobrar por nenhum serviço, pois eles são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

E se você não quiser que seu filho faça o teste?

Hoje em dia o teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o Teste do Pezinho anteriormente.

O tratamento é caro?

Não! O tratamento de todas as seis doenças diagnosticáveis pelo Teste do Pezinho é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde no Serviço de Referência em Triagem Neonatal de Goiás-APAE Anápolis.

O que acontece se a criança não fizer o tratamento?

Se o seu filho for portador de alguma dessas doenças e não for tratado adequada e oportunamente, certamente desenvolverá problemas no desenvolvimento físico e mental e de nada adiantará iniciar o tratamento depois que isso acontecer. Em alguns casos pode levar a criança ao óbito.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo