4ª oficina encerra discussões sobre cursos de preceptores em Goiás


Terminou nesta quarta-feira, 17/05, a série de 04 oficinas de elaboração do curso de aperfeiçoamento de Preceptores do SUS que atuam nos programas de residências médica e multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO. Nesta última oficina o coordenador de Ensino à Distância da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz de Brasília, Samuel Brauer, ministrou uma aula expositiva dialogada com o tema “Novas tecnologias educacionais e metodologias ativas” trazendo o cohecimento necessário para aplicação no curso de preceptoria.
Samuel Brauer abordou temas importantes como “Sala de Aula invertida”, que é quando o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial é usada para aplicação prática do conteúdo; “Educação híbrida”, que é a combinação de recursos educacionais presenciais e virtuais e “Desenvolvimento de competências sócioemocionais como elementos chaves de um processo educacional”.
Participaram da oficina representantes de preceptores e de residentes de cada hospital onde há residência, coordenadores dos programas de residência, as equipes da Assessoria da Comissão de Residência Médica – Coreme e da Comissão de Residência Multiprofissional – Coremu da SES-GO, coordenação de Ensino a Distância e da Sub coordenação Técnico Pedagógica da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS – Sest/SUS, além de representantes da Fiocruz.
Com esta discussão foi concluída a proposta para a construção do projeto do curso, que agora será elaborado pela equipe da Sest/SUS e os parceiros da Fiocruz para ser apresentado para aprovação da Comissão Intergestores Bipartite – CIB e pela própria Fiocruz. Cerca de 250 preceptores devem ser habilitados em Goiás com certificação de aperfeiçoamento pelas duas instituições e a expectativa é de que a qualificação comece ainda em 2017.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo