210 profissionais e estudantes participaram da Jornada Científica do HUGOL

Na abertura do evento, o Superintendente Técnico da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação – AGIR, João Alírio Teixeira da Silva Júnior, destacou que “o HUGOL está provando que é possível fazer uma assistência de qualidade, aliada ao ensino, à pesquisa e à qualificação profissional. A confirmação disso são os programas de residência médica e de residência multiprofissional já em andamento”.

O tema do evento foi “Integração da Assistência em Urgência e Emergência”, proporcionando a visão do sujeito que recebe o atendimento integrado dos saberes e disciplinas e que deve ser o eixo norteador das ações e condutas no âmbito da assistência.

De acordo com a médica infectologista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Dra. Sylvia Lemos Hinrichsen, palestrante e debatedora no evento, “os temas escolhidos foram muito pertinentes e atuais e contribuirão bastante para que esse hospital cresça com a maturidade da qualidade, sendo um diferencial na saúde do Estado”. A professora conduziu a palestra sobre “Sepse: melhores práticas no âmbito da Urgência em tempos de Stewardship”.

Debatedor na mesa-redonda sobre assistência integral ao paciente queimado, o médico Dr. José Adorno, Diretor Hospitalar do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN/DF), afirmou estar muito impressionado com a qualidade das discussões propostas, pois estavam em nível de congressos com maior abrangência.

O médico, consultor e presidente do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, Dr. Welfane Cordeiro Junior, explica que apresentou em sua palestra sobre Gestão Eficiente de Serviços de Urgência e Emergência “várias tecnologias para a melhora do fluxo nos serviços de Urgência e dentro dos hospitais, além das questões operacionais desses serviços”.

A jornada também contou com as mesas-redondas sobre “Qualidade e Segurança do paciente: conceitos indissociáveis”, com os debatedores Sylvia Lemos Hinrichsen, Ranielle Lima Nunes e Priscilla Yoshiko Sawada; “Melhoria operacional no serviço de Urgência: novos conceitos e teorias”, com os debatedores Welfane Cordeiro Junior, Andréa Prestes e Dante Garcia de Paula; “Assistência integral ao paciente traumatizado: quando as evidências se revertem em boas práticas”, com os debatedores Fabrício Cardoso Leão, Volmer Fernandes Valente Junior, Mariana Ribeiro Silva, Rubens Jorge Silveira e Leles Franca Morais; e “Assistência integral ao paciente queimado: complementaridade do cuidado”, com José Adorno, Luiz Queiroz da Silva, Eula Cristina Machado, Priscilla de Souza Porto e Bruna de Carvalho Silva.

A Superintendente Multiprofissional de Reabilitação da AGIR, Divaina Alves Batista, relatou no encerramento que esse foi um evento elegante, em sua essência da palavra, visto que houve harmonia e qualidade em todas as etapas da jornada. Para o organizador do evento e Gerente Multiprofissional, Dagoberto Miranda Barbosa, “atingimos nossos objetivos quantitativos e qualitativos nessa segunda edição da jornada. Claramente os congressistas terminaram o evento com novas informações sobre a complexidade que envolve a assistência em Urgência e Emergência”.

A II Jornada Científica do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL contou com a participação de 210 profissionais e estudantes da saúde e áreas correlatas nos dias 07 e 08 de julho. O auditório do hospital foi palco de palestrantes de destaque nacional em suas áreas de pesquisa e atuação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo