”2º Pedal pela Vida” tem largada emocionante com triatleta transplantada

A triatleta Patrícia Fonseca, que recebeu um transplante de coração, fez um apelo pela vida, ao lembrar que só pôde participar do momento de exaltação à saúde, graças à generosidade de um doador e de seus familiares. A pedalada faz parte das ações do “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. 

A transplantada Patrícia Fonseca veste a camisa do “2º Pedal pela Vida"

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesse domingo (17/09), o "2º Pedal pela Vida," evento que faz parte da programação do “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. Cerca de 300 profissionais da saúde, parceiros e membros da comunidade participaram do pedal, que percorreu os Parques Areião, Flamboyant e Vaca Brava, tendo como destaque a presença de Patrícia Fonseca, triatleta que passou por um transplante de coração. 
A paulistana Patrícia recebeu há oito anos, e no dia do seu aniversário, um coração que permitiu a ela dar continuidade aos seus planos e sonhos. “Graças a esse gesto de amor e generosidade eu posso estar aqui com vocês, tornei-me uma triatleta, e hoje, eu compito pelo mundo com esse coração especial que eu recebi”, afirmou, a palestrante motivacional e fundadora do Instituto Sou Doador.
Katiuscia Freitas, gerente da Central de Transplantes, ressalta que apesar de o Estado promover atividades durante o ano todo, o mês de setembro foi escolhido nacionalmente para intensificar essas ações. "Essa transformação cultural, que é falar abertamente sobre a doação de órgãos, é muito importante para promover o tema e alertar a população. Tanto que, no ano passado, tivemos um aumento no número de doações e transplantes logo após o período da campanha”, pontua.

Setembro Verde

A médica cardiologista Kecia Amorim foi uma das participantes do ”2º Pedal pela Vida”. “Trabalhamos diretamente com pacientes que estão nessa situação, aguardando um sim para dar continuidade aos seus projetos, ao amor em família. Por isso sempre é bom levarmos essa mensagem da importância de sermos apoiadores da doação de órgãos, pois isso significa doar vida”, destacou.
O "Setembro Verde" em Goiás é uma oportunidade valiosa para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos e as consequências positivas que isso traz na vida de quem aguarda por um transplante. O evento "2º Pedal pela Vida" e a palestra com Patrícia Fonseca são apenas algumas das muitas iniciativas destinadas a apoiar essa causa. É um mês dedicado a inspirar a generosidade e salvar vidas por meio da doação de órgãos.

Texto: Patrícia Almeida
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo