HUGOL oferece atendimento mais eficiente e humanizado em UTI

Como oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado para o paciente, que se encontra com o estado de saúde fragilizado, dentro de uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva? O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES – Governo de Goiás, tem desenvolvido ações com esse enfoque desde a sua inauguração e agora com maior intensidade.

Desde dezembro de 2017, a UTI Adulto C do hospital participa do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, atualmente abrangendo 120 UTIs no Brasil, promovido pelo PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, do Ministério da Saúde. De acordo com Lélia Sena, Supervisora de Enfermagem das UTIs Adulto do HUGOL, “este é um projeto multidisciplinar, que foca na importância do engajamento e da interação de toda equipe assistencial, em parceria com a liderança da unidade e os familiares do paciente, com foco no cuidado centrado em pessoas”.

Esse programa é implementado por etapas na unidade. Ações voltadas para a redução de infecções relacionadas à assistência à saúde, como checklists de procedimentos para inserção e manutenção de cateteres e sondas, ou para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica, como redução da sedação e manutenção da cabeceira elevada de 30 a 45 graus, já podem ser vistas na UTI C. A visita multiprofissional, uma reunião diária multidisciplinar realizada leito a leito na unidade para debater cada caso individualmente, também já foi iniciada.

Outro aspecto do programa que já se encontra em funcionamento é a visita estendida, por meio da qual os visitantes permanecem na UTI, alternadamente, por até 12 horas por dia (9h às 21h), recebendo um suporte educativo, por meio de reuniões diárias de orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local. Essa presença mais duradoura da família ao lado do paciente, observando e contribuindo para o tratamento, ajuda na recuperação da pessoa atendida e gera um conforto maior por parte dos familiares.

Na quinta-feira, 14, o hospital recebeu a enfermeira Luciana Gouvea de Albuquerque Souza, representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que é um dos hospitais de excelência, apoiador do HUGOL no projeto. Após a visita na UTI C, foram apresentados indicadores atualizados, que geraram uma devolutiva positiva por parte da visitante, confirmando que a implantação está sendo bem-sucedida.

A Gerente de Enfermagem do HUGOL, Janine de Paula, explicou quais são os objetivos do programa após a fase de implantação na UTI C: “Depois das melhorias no cuidado voltadas para o controle de infecções e ao atendimento em UTI, pretendemos expandir essa cultura de trabalho para todas as unidades assistenciais do hospital”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo