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O material REDAÇÃO NOTA 1000 (professor/estudante) foi elaborado de maneira funcional, dialógica e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos(as) estudantes da escola pública do estado de Goiás. Ele é composto do material-base (aspectos teóricos, orientações de escrita, competências e habilidades) e das propostas de produção de texto que são enviadas mensalmente às escolas.

Escrever textos proficientes é um verdadeiro exercício de cidadania e configura participação plena no mundo letrado. A complexidade da atividade de escrita justifica o caráter árduo e longo do desenvolvimento do processo do ensino e da aprendizagem. Afinal, a ação do desenvolver o “saberescrever” implica transformação dos diversos conhecimentos e das capacidades de linguagem do(a) estudante aprendiz. Assim, a aprendizagem será efetivada se a intervenção do(a) professor(a) for bem próxima e insistente no desenvolvimento desse processo.

É importante destacar que nesse material, os aspectos de construção do texto dissertativo-argumentativo são refletidos, analisados passo a passo e estão presentes nas sugestões de atividades e orientações de produção textual focalizando o aprimoramento efetivo da escrita. Esse material contém propostas de produção de texto com temas da atualidade, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e desenvolvido com base nas Competências e Habilidades propostas nesse exame.      

Além de tudo isso, o material propõe e orienta a prática de reescrita individual e coletiva para que o(a) estudante reescreva o seu próprio texto e desenvolva o caminho da reflexão sobre possíveis problemas que ele(a) não via antes em seus textos. Dessa forma, o objetivo é desenvolver o processo priorizando a habilidade de ler e escrever com propriedade. De acordo com Barthes (1976), “escrever é reescrever.”

Considerando o processo de desenvolvimento da escrita  apresentado no material durante o ano, todos os meses,  são enviadas às escolas “propostas de escrita” (inéditas) considerando os temas atuais para que sejam desenvolvidas pelos(as) estudantes. Nesse contexto,  o(a) professor(a) é o mediador desse trabalho em sala de aula, é ele(a) quem vai considerar a necessidade dos(as) estudantes e as realidades diversas, sem perder de vista o processo orientado da escrita proficiente. 

As propostas de escrita do material REDAÇÃO NOTA 1000, enviadas todos os meses às escolas, é uma sequência do material-base de produção de texto do projeto.

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Material Base - Produção do texto Dissertativo Argumentativo
Produção do Texto Dissertativo-Argumentativo - Março 2024 (ESTUDANTE)
Produção do Texto Dissertativo-Argumentativo - Abril 2024 (ESTUDANTE)
Producao do Texto Dissertativo-Argumentativo - Maio 2024 (ESTUDANTE)
Producao do Texto Dissertativo-Argumentativo - Junho 2024 (ESTUDANTE)
Produção do Texto Dissertativo-Argumentativo - Agosto 2024 ( ESTUDANTE)
Produção do Texto Dissertativo-Argumentativo - Setembro 2024 ( ESTUDANTE)
Produção do Texto Dissertativo-Argumentativo - Outubro 2024 ( ESTUDANTE)
Estudante Nota Mil

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