Culminância das eletivas do Cepi Quilombola Jardim Cascata valoriza a cultura negra e o protagonismo dos jovens

Projetos e trabalhos apresentados durante todo o dia são resultados das eletivas de Capoeira, Informática, Tecnologia, Robótica, Fotografia, Cinema e Território Quilombola
Os estudantes e professores do Colégio Estadual em Período Integral (Cepi) Quilombola Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia, participaram, nesta terça-feira (23/06), da culminância das eletivas do Ensino Médio.
Realizado nos períodos matutino e vespertino, o evento marcou o encerramento das atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre letivo e reuniu apresentações, exposições e projetos produzidos pelos alunos.
A programação contou com trabalhos das eletivas de Capoeira, Informática, Tecnologia, Robótica, Fotografia, Cinema e Território Quilombola. As salas e corredores da unidade foram transformados em espaços temáticos para apresentar à comunidade escolar os conhecimentos construídos durante o semestre, evidenciando o protagonismo dos estudantes e a diversidade de aprendizagens proporcionadas pelo ensino integral.









A gestora da unidade, Rita Cássia Ferreira, destacou que a culminância representa uma mostra de tudo o que foi desenvolvido pelos alunos ao longo dos últimos meses. Durante uma conversa com os estudantes, ela ressaltou o orgulho em acompanhar os resultados do trabalho realizado pela escola no fortalecimento da identidade, da autoestima e do empoderamento da comunidade escolar.
“Essas apresentações mostram o quanto nossos estudantes se dedicaram e cresceram durante o semestre. É motivo de orgulho ver o envolvimento de todos e perceber como a escola tem contribuído para a formação de cidadãos conscientes de sua história, de sua cultura e do seu papel na sociedade”, afirmou ela.
Goiás é referência em IA
Ao acompanhar as apresentações dos alunos da eletiva de Robótica, o coordenador regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Hugo Leonardo, fez questão de salientar que o Estado de Goiás hoje é referência nacional na introdução do ensino de Robótica e de Inteligência Artificial na rede pública estadual de ensino.
De acordo com ele, isso só foi possível graças aos investimentos feitos pelo Governo de Goiás a partir de 2019. “Nesses últimos sete anos e meio, a equipe gestora da Secretaria Estadual de Educação trabalhou muito para inserir o ensino de Robótica e de Inglês nas nossas instituições de ensino”, acrescentou o coordenador.
Reflexão e representatividade
Um dos destaques da culminância foi a apresentação da eletiva Cinema Negro, que promoveu reflexões sobre a presença da população negra na indústria cinematográfica e a importância da representatividade nas produções audiovisuais.
Durante o projeto, os estudantes analisaram a evolução da participação de atores e atrizes negros no cinema, os estereótipos historicamente reproduzidos nas telas e os desafios enfrentados para a conquista de espaços de protagonismo.
A proposta também incentivou uma leitura crítica sobre o papel do cinema como instrumento de construção de narrativas e de representação da realidade. Formada em História com mestrado em Sociologia, a professora Amanda Milhomem, responsável pela eletiva de Cinema, frisou que compreender a trajetória da população negra na sétima arte permite ampliar o entendimento sobre questões sociais que ainda impactam a sociedade contemporânea.
Segundo ela, durante o primeiro semestre letivo, os temas estudados pelos alunos focaram desde a ausência de atores negros nas primeiras produções de Hollywood até a crescente valorização de obras que retratam diferentes perspectivas da trajetória artística dos negros.
Educação antirracista
O trabalho desenvolvido pelo Cepi Quilombola Jardim Cascata já se tornou uma referência na promoção da educação antirracista e na valorização da cultura afro-brasileira. Ao longo dos anos, a unidade tem consolidado ações voltadas à conscientização dos estudantes sobre a importância da população negra na construção da sociedade brasileira, contribuindo para o combate ao preconceito e ao racismo.
Além das apresentações temáticas, a culminância contou com uma exposição fotográfica produzida pelos estudantes da eletiva de Fotografia, que registrou diferentes olhares sobre identidade, cultura e pertencimento. Os trabalhos reforçaram o compromisso da escola com uma educação que valoriza a diversidade, fortalece o respeito às diferenças e incentiva a formação de cidadãos mais conscientes e participativos.



