Seduc/GO lança cardápios temáticos da Copa do Mundo e transforma alimentação escolar em viagem gastronômica

Iniciativa elaborada por nutricionistas adapta pratos típicos de países campeões mundiais para a rotina de estudantes da rede pública estadual, aliando aprendizado cultural, diversidade de sabores e rigoroso padrão nutricional

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) segue a todo vapor com os cardápios temáticos da Copa do Mundo na rede pública estadual de ensino. A iniciativa, batizada de Sabores dos Campeões, introduz pratos clássicos da culinária internacional no dia a dia dos estudantes, transformando o momento da refeição em uma imersão cultural e educativa.

Preparadas a partir de um planejamento minucioso, as receitas foram adaptadas para o contexto escolar por profissionais de nutrição, garantindo o equilíbrio calórico e o respeito às normas de saúde.

O projeto piloto abrange diversas unidades escolares do estado, com atenção especial às escolas em período integral, onde os estudantes realizam várias refeições diárias. Ao associar a gastronomia ao universo do futebol e da Copa do Mundo, a Seduc/GO busca ampliar o repertório cultural dos alunos, despertar o interesse por novas geografias e fortalecer a integração no ambiente escolar por meio da chamada memória afetiva.

Adaptação e Cultura

Os novos cardápios trazem releituras de pratos tradicionais de nações que fizeram história no futebol mundial. Entre as preparações introduzidas nas escolas estão o schnitzel (clássico bife empanado de origem austro-germânica), o fish and chips (peixe com batatas, tradicional no Reino Unido) e o pastel de papas (escondidinho de carne e batata muito popular na Argentina).

Para viabilizar a distribuição dessas receitas em uma estrutura de grande porte como a da rede estadual, foi necessário um trabalho prévio de engenharia de cardápio e logística de abastecimento, permitindo que merendeiras e gestores adaptassem as rotinas de cozinha sem comprometer o fluxo de atendimento.

O gerente de Alimentação Escolar da Seduc/GO, Gustavo Pacheco, ressaltou que a complexidade da rede exigiu um esforço coordenado de gestão para tirar a ideia do papel. “Os cardápios temáticos da Copa são um meio de os alunos experienciarem comidas que fogem do que estão acostumados, o que desperta a curiosidade e a vontade de conhecer lugares novos. A rede estadual é muito grande, são várias escolas, muitas em período integral, mas com pequenos remanejamentos e um planejamento de meses, foi possível adaptar esses pratos para algo realizável e saudável para as crianças”, afirmou o gerente.

Padrão nutricional e diretrizes

Apesar do caráter festivo e temático, todas as receitas inseridas no projeto cumprem rigidamente as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Isso significa que, mesmo ao reproduzir pratos internacionais que originalmente utilizam frituras ou ingredientes ultraprocessados, a equipe de nutrição da pasta reformulou as técnicas de preparo para priorizar opções assadas e condimentos naturais.

De acordo com o nutricionista e responsável técnico pelo projeto, Lorran Abrantes, a alimentação cumpre uma função pedagógica essencial que vai além da nutrição biológica. “A alimentação escolar é muito mais do que servir refeições. Ela também tem o papel de ajudar na formação de hábitos alimentares saudáveis e de criar experiências positivas que os estudantes levem para a vida toda. E poucos momentos são tão especiais para isso quanto a Copa do Mundo. A Copa desperta a curiosidade, aproxima culturas, promove a integração entre os estudantes e cria memórias afetivas”, explicou.

Lorran complementou que a proposta mantém o compromisso técnico com a qualidade do que é servido. “A proposta foi adaptar pratos típicos e clássicos dessas nações para a realidade das escolas, permitindo que os estudantes conheçam novos sabores, ingredientes e tradições culinárias de forma divertida e educativa. Tudo isso sem abrir mão da qualidade nutricional e do compromisso com as diretrizes do PNAE, com preparações elaboradas a partir de alimentos in natura e minimamente processados, sem ultraprocessados e sem frituras. Mais do que um cardápio especial, a iniciativa busca transformar cada refeição em uma oportunidade de aprendizado, convivência e descoberta, mostrando que a alimentação também pode ser uma forma de conhecer o mundo”, concluiu o nutricionista.

Banner Mobile

Governo na palma da mão