Divulgado o resultado da 2º fase da Meritocracia
A Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), divulgou nesta segunda-feira (31) o resultado da 2ª fase do 7º processo de Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito (Meritocracia). O resultado pode ser conferido neste link.
Serão divulgados nesta terça-feira (01/11) o dia e a hora em que cada candidato deverá apresentar sua documentação, o que deverá ocorrer a partir do próximo dia 4 (sexta-feira). A análise dos documentos, na presença do candidato, será entre os dias 4 e 11 de novembro, e o resultado da 3ª fase no dia 16 de novembro. O processo tem a previsão de conclusão para o dia 14 de dezembro, depois da elaboração de um plano de ação e da entrevista com a banca.
O processo
O decreto número 8.734, de 1º de setembro de 2016, regulamentou o novo processo da Meritocracia e foi publicado no Diário Oficial do Estado de número 22.401, no dia 05/09, e alterou o Decreto de número 8. 685/16. A alteração aumentou mais 16 gerências ligadas à Secretaria da Casa Civil e mais duas ligadas à Vice-Governadoria, somando-se, agora, 411 vagas disponíveis.
Com a ampliação de vagas ofertadas, ficaram de fora do processo apenas as gerências que dependem de legislação específica para ocupação. Puderam se inscrever ao processo seletivo de gerentes todos os servidores públicos estaduais concursados, celetistas ou comissionados, portadores de curso superior. A exceção é para os servidores que têm como órgão de origem a GoiásFomento, Agência Goiana de Gás Canalizado, Agência Goiana de Habitação, CelgPar, Goiásindustrial, GoiásParcerias, Iquego, Metrobus e Saneago.
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio da Superintendência da Escola de Governo Henrique Santillo, definiu que, neste 7º processo da Meritocracia, a pontuação da análise curricular, cuja nota máxima anteriormente era de 30 pontos, será modificada para 40 pontos. A experiência profissional terá 30 pontos e a formação acadêmica (especialização, mestrado e doutorado) 10 pontos, o que permite uma maior valorização da experiência, dedicação e estudo dos candidatos. A pontuação do currículo no período em que o candidato exerceu função em nível gerencial aumentará de 0,38 pontos para 0,58, decisão também na linha de valorização dos servidores.
Este processo da Meritocracia é realizado em quatro fases: inscrições e análise curricular, prova escrita, comprovação de documentos e, plano de ação e entrevista profissional. O salário previsto é de R$ 5 mil mensais. A Escola de Governo Henrique Santillo divulgou que 1.457 servidores disputam as gerências.
As inscrições para a 7ª edição da Meritocracia ocorreram, exclusivamente, via internet, no site do Portal do Servidor. O candidato indicou até três gerências pelas quais tem interesse, mas concorreu a apenas uma vaga. Se ele obteve nota para ser classificado em mais de uma gerência, prevalecerá a opção por ordem de preferência, escolhida no momento da inscrição.
Normas
O secretário Joaquim Mesquita lembra que a Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito (Meritocracia) tem o objetivo de selecionar candidatos aos cargos gerenciais que integrarão a equipe do Governo, na condição de colaboradores da gestão estratégica, bem como das atividades relativas à consolidação de uma nova cultura organizacional para a administração pública.
A superintendente da Escola de Governo Henrique Santillo, Liliane Morais Batista de Sá, ressaltou que a aprovação dos candidatos aos cargos de gerentes no processo da Meritocracia não garante estabilidade ao servidor, pois se trata de um cargo comissionado, de livre nomeação e exoneração nos termos do art. 37, inciso II, parte final, da Constituição Federal.
Para o 7º processo da Meritocracia, a Segplan criou uma comissão para orientar os candidatos. As dúvidas podem ser esclarecidas presencialmente na Escola de Governo, localizada na Rua C-135, esquina da Rua C-149, Quadra 291, lote 03, Jardim América. Ou, ainda, através do e-mail meritocracia@segplan.go.gov.br, ou pelos telefones (62) 3201-9264 e 3201-9260, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Os membros da Comissão também estarão de plantão para atendimento aos candidatos à Meritocracia nos próximos dias 05, 12 e 19 de novembro das 8h às 12h.
Texto: Comunicação Setorial – Segplan