Sobre os Alunos

1-   Como faço a matrícula de aluno(a) em escola da rede estadual?

Para matricular um(a) aluno(a) pela primeira vez nas escolas públicas da rede estadual de educação de Goiás é preciso que o(a) responsável pelo(a) aluno(a), busque a secretaria da escola e faça a solicitação de matrícula. No entanto, é preciso que tenha a vaga na referida unidade escolar, caso não haja a vaga, torna-se necessário procurar a Coordenação Regional de Educação para solicitar a matrícula. Estando em período regular de matrícula, que é noticiado no site Seduc, disponível em: https://goias.gov.br/educacao/ e nas mídias locais. Basta acessar o sistema e seguir o processo de matrícula. Primeiramente, solicita-se a vaga informando três unidades de preferência, com o número do protocolo de solicitação em mãos, é necessário acompanhar, no site, qual escola o(a) aluno(a) foi alocado(a) e, posteriormente ir à escola para efetivar a matrícula. É importante observar o cronograma para cada etapa.

2- Quais documentos são necessários para a matrícula escolar?

Os documentos necessários para matrícula na rede estadual de ensino são: certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, cartão de vacinação, título de eleitor (se tiver), histórico escolar se for oriundo de outra unidade escolar.

3-   Como faço a transferência de escola estadual para outra escola estadual?

Para realizar a transferência de um(a) aluno(a) da escola estadual, busque a secretaria da escola e faça a solicitação de transferência. No entanto, é preciso que haja a vaga na outra unidade escolar que deseja ser matriculado(a).

4-   Quero matricular meu filho(a) em uma escola Cívico-Militar do estado de Goiás, como devo fazer?

Para matricular um/uma aluno(a) pela primeira vez em uma escola Cívico-Militar da rede Estadual de educação de Goiás, o(a) responsável pelo aluno(a) precisa aguardar a abertura do processo seletivo, que é realizado todo final de ano, na própria escola, e inscrever o(a) aluno(a) para participar do sorteio, de acordo com o número de vagas disponíveis e cadastro de reserva. Posteriormente basta seguir a orientação passo a passo, disponibilizada pela Unidade Escolar.

5- É possível solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar de forma online?

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Portal Expresso, disponibilizou um serviço, parcialmente digital, de solicitação de certificado para alunos (a)s que concluíram o ensino médio na rede estadual de educação de Goiás, a partir do ano letivo de 2002. No entanto, em caso de dificuldade, e por se tratar de um serviço que depende da atuação direta da escola, é necessário que o(a) solicitante entre em contato diretamente com a secretaria da escola e busque orientações adicionais, quando for o caso.

Para solicitar certificado e histórico escolar de maneira online é necessário acessar o site https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-certificado-de-conclusao-de-curso-do-ensino-medio e seguir as etapas ali descritas.

6- Como obter certificação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA?

O (a) interessado(a) que durante a inscrição optou pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC Goiás) como instituição certificadora e, nas provas, teve desempenho satisfatório, deverá consultar a lista de unidades escolares certificadoras, no site da SEDUC, ir à escola escolhida, apresentar os documentos pessoais e fazer a solicitação. Para solicitar informações adicionais, enviar e-mail para: geeja@seduc.go.gov.br.

OBS. Para quem selecionou o Instituto Federal Goiano (IFG) como instituição certificadora do Encceja, deve preencher um formulário online do IFG. 

O boletim de desempenho no Encceja pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediante CPF e senha. 

Site para acesso: https://www.gov.br/inep/pt-br

7-   Onde consigo a documentação escolar de uma unidade que fechou em Goiânia, ou no interior de Goiás?

Em Goiânia, faz-se necessário buscar a documentação junto ao Arquivo das Escolas Extintas. Lista das escolas extintas e informações no link https://goias.gov.br/educacao/escolas-extintas/, ou no endereço: Rua Hugo de Carvalho Ramos, 201, Vila Irani, Goiânia/Goiás (Antigo Colégio Estadual Marechal Rondon). E-mail: acervo.seduce@seduc.go.gov.br. Telefones para contato: (62) 3220 -9900 | 3220-9901| Horário de atendimento: 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

OBS. Alunos(as) do interior do estado de Goiás devem procurar a Coordenação Regional de Educação responsável. 

8-   Eu tenho mais de 18 anos e quero concluir meus estudos, mas não tenho tempo para frequentar escola, como proceder?

Para a Educação de Jovens e Adultos -EJA presencial a matrícula é semestral, disponibilizado no site da
Seduc https://goias.gov.br/educacao/, e posteriormente ir à escola confirmar a matrícula. Fora do período de inscrição on-line o(a) estudante deverá procurar a escola de interesse, desde que haja vaga disponível. Para a EJA-EAD, procurar um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

OBS. Para matricular nessa modalidade, os requisitos de idade para o Ensino Fundamental é 15 anos e para o Ensino Médio 18 anos completos na data da matrícula.

9- Concluí os estudos em uma unidade escolar estadual de Goiás, como faço para pegar meu certificado?

Para solicitar o certificado e/ou histórico escolar é necessário que o(a) aluno(a), ou seu responsável ou o mesmo um procurador legal procure a unidade escolar em que estudou e faça a solicitação. Caso a unidade escolar esteja extinta, procurar o acervo das escolas extintas da cidade.


10- O que é o Programa Bolsa Estudo e a quem se destina?

O programa Bolsa Estudo, do Governo de Goiás, foi criado pela Lei 21.162 e consiste em uma política pública de caráter educacional e assistencial, que busca incentivar a aprendizagem e combater a evasão escolar. A bolsa também está vinculada ao programa busca ativa: acolher para permanecer, lançado pela Secretaria de Estado de Educação.

Todos os estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Goiás (escolas com Inep) têm direito à bolsa. Para tanto é necessário que o(a) estudante tenha frequência a partir de 75% EM TODAS AS DISCIPLINAS e as notas bimestrais a partir da média 6,0 EM TODAS AS DISCIPLINAS. 

11- É obrigatório apresentar o cartão de vacinação das escolas da rede estadual?

Sim, a Lei 22.243, de 28 de agosto de 2023, prevê a obrigatoriedade da apresentação da Certificação da Vacinação na efetivação da matrícula escolar para estudantes de até 18 anos. Entretanto, nenhum jovem será impedido de estudar se não apresentar o comprovante de vacinação no ato da matrícula. O(a) estudante terá prazo de até 30 dias para regularização do comprovante de vacinação e apresentá-lo à escola.

12- Programa Pé-de-Meia, a quem se destina?

Para receber o benefício do programa Pé-de-Meia, o estudante não precisa fazer cadastro, sendo necessário ter CPF e matrícula em alguma série do ensino médio de escolas públicas, registrada até dois meses após o início do ano letivo. O aluno deve ter também idade de 14 a 24 anos e ser integrante de família que recebe o benefício social do Bolsa Família.

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13- Programa Goiano de Dignidade Menstrual, a quem se destina?

A entrega é feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da escola na qual a aluna está matriculada. São dois pacotes com oito unidades por mês, durante o período de 12 meses e mais um pacote adicional por semestre.

Podem participar as alunas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

Mais de 65 mil estudantes da rede estadual são beneficiadas pelo Programa Goiano de Dignidade Menstrual

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