Estudantes de escola estadual de Formosa se destacam na Copa Centro-Oeste de Foguetes
Alunos do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, conquistam o pódio com 1º e 3º lugares

Com criatividade, empenho e muita ciência, estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, subiram ao pódio da Copa Centro-Oeste de Foguetes 2025, garantindo as medalhas de ouro e bronze na categoria Nível 3 da competição.
O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A Copa faz parte da Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), promovida pela Estelar Educacional, e reúne escolas de toda a região Centro-Oeste.
A proposta vai muito além do lançamento de foguetes: o objetivo é envolver os estudantes no universo da Ciência e da Tecnologia, unindo teoria e prática de forma divertida e desafiadora.
Dividida em dois níveis, a competição contempla no Nível 3 os foguetes feitos com garrafa PET impulsionados por água e ar comprimido, categoria para alunos do Ensino Fundamental anos finais e, no Nível 4, foguetes impulsionados pela reação entre vinagre e bicarbonato de sódio, voltado aos jovens do Ensino Médio.
Espírito de equipe
Sob a orientação do professor Arlley Kacyo e com o apoio da professora Fabiana Dinizio, os estudantes do Cepi participaram da disputa com dedicação e espírito de equipe. Ao todo, nove estudantes, organizados em três equipes, representaram a escola:
- Equipe 1 (campeã – 1º lugar): Victor Muryel, Luiz Miguel e Miguel Mota (9º ano)
- Equipe 2 (3º lugar): Gregório Lôbo, Miguel Felix e Enzo Gomes (7º ano)
- Equipe 3: Ágatha Marcela, Arthur Valadares e Yuri Rafael (9º ano)
Trajetória do Cepi Professora Izabel
Os resultados refletem o trabalho consistente que o Cepi desenvolve desde 2021, com foco em eletivas de astronomia e astronáutica. A escola já soma mais de 965 medalhas em olimpíadas científicas, sendo 220 apenas na Obafog até 2024.
A diretora do Cepi Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz, de Formosa, Adriana Mendonça de Oliveira, comemorou a conquista com emoção. “Ver nossos alunos se destacando e sendo a única escola pública do estado de Goiás na competição me encheu de orgulho. Essas medalhas representam o esforço de todos e mostram o quanto a Educação pública pode alcançar grandes voos”, declarou Adriana.
Entre os alunos, o sentimento é de gratidão e realização. Luiz Miguel, do 9º ano, compartilhou sua alegria. “Participei da primeira eletiva do professor Arlley e, desde então, me encantei pela Copa de Foguetes. Estou muito feliz por ter conquistado essa medalha”, destacou Luiz.
A participação na Copa Centro-Oeste reforça o compromisso do Governo de Goiás, por meio da Seduc/GO, com a Educação de qualidade, e o incentivo à ciência e ao protagonismo juvenil.
(Texto:Isabele Brandão)






