Sistemas de informática da Economia ficam instáveis ou indisponíveis no Carnaval
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Secretaria da Economia fará a migração das aplicações do Mainframe (computador de grande porte) para nova plataforma, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, ocasionando a indisponibilidade de sistemas. A emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Documento de Arrecadação Estadual (DARE) não será afetada.
Durante a migração, que será iniciada às 19h do dia 17 de fevereiro, com previsão de término às 23h59 do dia 21, os sistemas finalísticos vinculados à Economia ficarão totalmente ou parcialmente indisponíveis. Entre os da Receita Estadual que poderão sofrer interrupção estão o Cadastro de Contribuintes; Integração de dados Economia/Agrodefesa (Nota Fiscal Avulsa – NFA) e ITCD.
Essa é mais uma ação do processo de modernização do parque tecnológico da atual gestão da Economia. “O período do feriado de carnaval foi escolhido para mitigar o impacto que pode causar aos colaboradores da Economia e de outras secretarias do governo estadual e aos contribuintes”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Gustavo Vieira Tomás.
O projeto de migração dos sistemas do Mainframe para a plataforma x86 no Data Center Corporativo foi iniciado em fevereiro do ano passado, pela STI em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI). É um processo complexo executado em várias etapas ao longo desse período.
“ O novo ambiente ganha em performance, com a redundância de dados e, consequentemente, alta disponibilidade dos serviços para os usuários internos e para os contribuintes”, ressalta Gustavo.
Comunicação Setorial – Economia