Servidor da Economia apresenta projetos inovadores na Campus Party Goiás
A Secretaria da Economia foi representada na 4ª edição da Campus Party Goiás, realizada em Goiânia, no Passeio das Águas Shopping, de 15 a 19 de junho, com público recorde, três vezes maior que o da última edição, totalizando 150 mil pessoas. Foram quatro dias de imersão em tecnologia e empreendedorismo inovador com palestras, workshops e hackathons.
O assessor de Planejamento da Gerência de Planejamento Institucional (SGI) da Secretaria da Economia, Luiz Humberto Sousa Rezende (Gestor de Tecnologia da Informação), ministrou duas palestras na Campus Party Goiás. A primeira: “Da roça!!! Quem?”, foi apresentada na bancada destinada às Startups, um modelo de gestão corporativa e de tecnologia que aumentou a rentabilidade de uma fazenda produtora de leite.
“Roça e ignorância são duas coisas muito distintas, principalmente em um ambiente agropecuário tão avançado quanto o atual. Há três anos iniciamos um trabalho em determinada propriedade rural e começamos a utilizar instrumentos do mundo corporativo para realizar a gestão de forma mais previsível e precisa. A experiência deu certo, tanto é que registramos aumento de 40% na produção de leite. A lucratividade triplicou”, comemorou Luiz Humberto Sousa Rezende.
A segunda palestra: "Citizen Developer e o Gerente de Projetos", foi apresentada na bancada do PMI Goiás (Project Management Institute). “Tendo em vista um cenário de escassez de mão de obra de TI e a crescente necessidade por sistemas de informação, é preciso democratizar o desenvolvimento de sistemas através da utilização de ferramentas que não exigem muito conhecimento para a criação de sistemas e aplicativos, permitindo que qualquer pessoa com o mínimo de perfil consiga criar um aplicativo para consumo próprio ou de outros”, explica Luiz Humberto.
O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O governador Ronaldo Caiado destacou a criatividade e a inovação como protagonistas na construção de um futuro melhor. “O que quero é entregar a melhor educação, não só do país, porque já somos primeiro lugar. Quero Goiás disputando com países na Ásia, sendo referência nessa área da tecnologia”, e projetou que no próximo ano “estaremos todos aqui de novo, e com muito mais gente”.
Comunicação Setorial – Economia