Sefaz sedia evento internacional em novembro


23 de outubro de 2017

Na segunda quinzena de novembro, a Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) recebe membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI) e fisco dos demais Estados para conhecimento e capacitação ao sistema Tadat (Tax Administration Diagnostic Assessment Tool).  O treinamento para utilização dessa nova ferramenta de diagnóstico e avaliação da administração tributária faz parte do planejamento estratégico da superintendência da Receita 2018/2020.

De acordo com o superintendente executivo da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior, o sistema vai permitir identificar os pontos fortes e fracos dos processos e instituições da administração tributária, proporcionando perspectiva comum a todas as partes interessadas, como autoridades nacionais, organismos internacionais, países doadores e prestadores de assistência técnica. “Estamos na vanguarda dos Estados brasileiros”, comenta Adonídio.

O sistema TADAT oferece avaliação objetiva e padronizada dos resultados mais importantes da administração tributária. A avaliação dessas áreas se baseia em 26 indicadores, construídos sobre 52 parâmetros. Basicamente, são considerados os seguintes indicadores: Integridade da base de contribuintes cadastrados; Avaliação e mitigação de riscos; Apoio ao cumprimento voluntário; Declaração de impostos; Pagamento de obrigações; Prestação de contas e transparência; Eficiência e eficácia operacional; Resolução de litígios tributários; Garantia da exatidão das informações prestadas.

O Tadat é um projeto de colaboração apoiado pela Alemanha, Banco Mundial, Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional, Japão, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suíça.

Comunicação Setorial- Sefaz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo