Secretaria fiscaliza isenções irregulares de IPVA
A Gerência de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) da Secretaria da Economia investigou, recentemente, a situação de 21 mil beneficiários de isenção no Estado de Goiás e encontrou 1.126 veículos com irregularidades tributárias. No grupo estão cerca de 900 veículos com isenção do imposto indevida, pois os proprietários morreram e os herdeiros não encerraram o benefício na data do óbito, como exige a legislação. Os demais, pediram o cancelamento em anos posteriores ao da morte do titular.
O grupo Pessoas Com Deficiência (PCD) tem o maior número de irregularidades, com 956 veículos. Em seguida vem taxistas e mototaxistas, com 161 veículos, e turismo e escolar, com nove veículos. A baixa tardia, ou seja, em data bem posterior à morte do proprietário em alguns casos foi encontrada com até nove anos de atraso.
A malha fina de inspeção foi feita pela própria Gerência do IPVA com dados fornecidos pela STI/ SERPRO. “Vamos encerrar os benefícios indevidos com data a 1º de janeiro do ano do óbito, mas vamos permitir ao contribuinte regularizar a situação já que a base de dados tem apenas o ano”, explica o gerente Jorge Arêas. A regularização pode ser feita no site (clique aqui).
Agora, além de pagar a diferença do imposto, o gerente recomenda a alteração de propriedade do veículo no Detran. A regularização tem potencial de arrecadação de R$ 7 milhões, segundo cálculos da Gerência do IPVA.
Comunicação Setorial – Economia