Secretaria da Economia recebe prêmio do Programa de Compliance Público
Em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na tarde da última quarta-feira (07/12), a Secretaria da Economia recebeu o Prêmio Ranking de Compliance 2022 pelo segundo lugar alcançado no ranking do Programa (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás. O título foi recebido pelo assessor de Controle Interno da Economia, Reneilton Brito de Abreu, que representou a secretária da Economia, Cristiane Schmidt na cerimônia, promovida pela Controladoria-Geral do Estado.
Participaram do ranking 45 órgãos e entidades do governo estadual, divididos em três grupos, de acordo com o número de servidores, e os três primeiros colocadores de cada grupo recebem premiação. O anúncio dos ganhadores foi feito pela CGE, em setembro, mas hoje foi a cerimônia com a presença de todos os órgãos.
Com cerca de três mil colaboradores, processos e procedimentos complexos, a Economia conseguiu avanço na colocação ao longo dos anos. Passou da oitava colocação, do início do programa, em 2019, para a segunda colocação no ranking do PCP, em 2022. A Secretaria concorreu no grupo das Pastas com mais de 1.200 servidores. A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) ficou em primeiro lugar, e o Corpo de Bombeiros Militar, em terceiro.
Para alcançar esse resultado positivo na Economia, Reneilton Brito, ressalta alguns pontos de destaque como “a gestão de risco das atividades praticadas, que tem apresentado bons resultados, alcançando maturidade nesse eixo; em transparência, eixo no qual foram cumpridas 100% das exigências da CGE e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Acesso à Informação disponibilizado ao usuário no site da Secretaria.
O assessor frisa, ainda, a capacitação e certificação de servidores em Compliance. A Economia está entre as Secretarias que se destacaram com o maior número de colaboradores certificados. A coordenadora do Escritório de Compliance Público da Economia, Simone Jorge, recebeu a honraria em nome dos servidores.
“É uma grande satisfação receber esse certificado em nome dos meus colegas da Economia. Além de pontuar no ranking do Compliance, a capacitação que tivemos contribui para a melhoria das atividades, tanto na condução de processos como no monitoramento da gestão de riscos”, afirmou Simone, que também assessora a Superintendência de Gestão Integrada (SGI), e é responsável pelo monitoramento da gestão de riscos em cinco unidades da SGI, entre gerências e assessorias, onde o processo já foi implantado.
Durante a cerimônia, a Secretaria da Economia foi destaque com a apresentação do case de sucesso da gerente de Compras Governamentais, Kelly Caetano de Alexandria. No evento também foi apresentado os principais resultados do PCP, o maior programa de integridade desenvolvido entre os estados brasileiros.
Programa de Compliance Público (PCP)
Foi implantado pelo governo de Goiás em fevereiro de 2019, como sistema de proteção para a administração e, em especial, para garantir a boa gestão do recurso público. É dividido em quatro eixos:
1 – Ética, que visa incentivar o servidor a observar um padrão elevado de integridade, honestidade e cuidado com o recurso público;
2 – Transparência, que incentiva a promoção da transparência do poder público estadual para que o cidadão possa acompanhar os recursos e como são aplicados pela administração;
3 – Responsabilização, que observa se o padrão ético não está sendo quebrado e aciona os canais para responsabilização daqueles que causarem algum desvio ou má utilização de recursos, seja a administração ou seus agentes;
4 – Gestão de Riscos, em que é feita a identificação dos riscos a que estão sujeitas as diversas atividades praticadas na administração pública, particularmente em licitações, contratos e despesas com pessoal. As causas são identificadas, enfrentadas, reduzidas ou extintas e monitoradas para que os riscos não se concretizem.
Comunicação Setorial – Economia