Secretaria da Economia participa do 1º Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS


A Secretaria da Economia marcou presença no Primeiro Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS, realizado nos dias 14 e 15 de junho. O evento ocorreu em Brasília (DF) e teve como objetivo o compartilhamento de informações sobre o uso de tecnologias no monitoramento e combate a crimes ambientais, ilícitos e outras aplicações de interesse público.

Representada pela Analista de Gestão Governamental da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiás (DRF), Ana Paula Saragossa, a participação da Secretaria da Economia no encontro proporciona uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências relacionadas ao uso das tecnologias disponibilizadas pela RedeMAIS. Além disso, permite conhecer métodos e ferramentas de fiscalização utilizados por outras instituições e treinar servidores para aprimorar o uso das tecnologias de sensoriamento remoto disponíveis. Isso contribuirá para aumentar a eficiência na fiscalização e combater com eficácia as fraudes tributárias realizadas no estado de Goiás.

"A participação nesse encontro é relevante devido ao projeto piloto de Monitoramento Agrícola iniciado em 2022 pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização (GEAF), por meio da Coordenação do Agronegócio, na pessoa do coordenador de Agronegócio da Geaf, Gustavo Henrique. O projeto visa acompanhar as safras no estado de Goiás utilizando imagens de satélite e as informações fiscais de nosso banco de dados. As informações fornecidas pela RedeMAIS são essenciais para a fiscalização de fraudes e crimes fiscais no território goiano", afirmou a analista de gestão governamental, Ana Paula Saragossa.

Durante o encontro, foram realizadas palestras, workshops e mesas-redondas abordando temas como combate ao desmatamento ilegal, monitoramento de áreas protegidas, gestão de recursos hídricos e aplicação de tecnologias avançadas na área ambiental. O evento contou com a participação de renomados especialistas, ministros de Estado, secretários, diretores de órgãos de segurança pública e meio ambiente, pesquisadores, professores, gestores e usuários de dados, serviços e tecnologias geoespaciais. Foi um momento crucial para discutir as melhorias e o impacto dessas tecnologias na preservação ambiental.

Sobre a RedeMAIS

A RedeMAIS é resultado do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sendo o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país, a RedeMAIS disponibiliza informações atualizadas e de alta precisão de todo o território brasileiro.

Instituída como parte integrante do Programa Brasil MAIS, a RedeMAIS tem como objetivo estruturar um ambiente colaborativo para o compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados entre instituições, órgãos e entidades públicas das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo