Reunião valida inclusão de Gestão de Riscos em mais uma gerência da SGI
A validação da inclusão da Gerência de Execução Orçamentária e Financeira na Matriz de Riscos do Programa de Compliance Público foi tema de reunião promovida pela Superintendência de Gestão Integrada (SGI), nesta quinta-feira (17/8), na Secretaria da Economia. A ação envolve atividades de identificação, análise, avaliação e monitoramento riscos.
O alinhamento das ações que visam a implantação do Eixo IV na Gerência de Execução Orçamentária e Financeira fecha o ciclo da Gestão de Riscos nas gerências da SGI, restando apenas a Gerência de Planejamento Institucional para finalizar o processo. “A implantação da Gestão de Riscos nas gerências da SGI é de fundamental importância para antecipar a resposta a riscos que podem afetar o desempenho de cada área”, ressalta a superintendente de Gestão Integrada, Juliana Manzi.
A coordenadora do Escritório de Compliance, Jacqueline Bueno, apontou os resultados positivos alcançados pelas áreas que já implantaram o gerenciamento de riscos: “o planejamento é uma ferramenta vital para mitigar os riscos e gerenciá-los de forma a alcançarmos resultados na gestão da Secretaria da Economia e, consequentemente, excelência na prestação de serviços ao cidadão”.
Participaram Juliana Manzi (SGI), Jacqueline Bueno, Anna Carolina Souza, Sara Gabriela e Lívia Lima (Escritório de Compliance), Sidney Euzébio Mateus, Bruno Andrade, Rodrigo Porto e Francisco Rogério Bueno (Gerência de Execução Orçamentária e Financeira).
Matriz de Riscos
A Matriz de Riscos é uma ferramenta utilizada para identificar, avaliar e monitorar os riscos relacionados às atividades desempenhadas pela Secretaria da Economia. Ela visa garantir que os processos sejam conduzidos de forma segura e eficaz, minimizando possíveis impactos negativos que possam surgir.
A Matriz é construída levando em consideração as especificidades de cada gerência vinculada à SGI. Vale ressaltar que a matriz de riscos não é uma ferramenta estática, mas sim um processo contínuo de monitoramento e atualização.
Comunicação Setorial – Economia