Relatório da Conta Única tem balanço positivo


08 de junho de 2017

Com a consolidação da Conta Única do Tesouro Estadual, a consultoria responsável por acompanhar a efetivação do processo do novo sistema apresentou relatório final do trabalho realizado desde o ano passado. “Houve, sobretudo, uma mudança de paradigma no gerenciamento das contas públicas. Os gestores podem agora acompanhar, gerenciar e distribuir os recursos públicos de forma mais eficiente“, avaliou o superintendente do Tesouro, Oldair Marinho. Foram 12 meses de trabalho até alcançar o atual resultado com mudanças no setor de contabilidade e criação de Central de Atendimento para solucionar problema e tirar dúvidas.

O consultor Claudiano Manoel de Albuquerque que encerra o trabalho na próxima semana avalia melhoria significativa na gestão de finanças do Estado. “Se antes os gestores dependiam de extratos bancários para verificar a situação das contas, hoje isso é possível em tempo real através do sistema da contabilidade que vê de forma macro tudo que está disponível”, explicou. Para o consultor, houve profundas melhorias como a transparência das contas públicas, a possibilidade de rendimentos com maior volume de recursos, o foco na gestão das finanças, o fortalecimento da contabilidade, entre outros ganhos. “Tudo isso mostra que o processo foi positivo e deve ser constantemente aprimorado”, finalizou.

Além disso, a equipe da superintendência do Tesouro e a consultoria mapearam e projetaram prazos para mais de 60 atividades de aperfeiçoamento do sistema como a extinção das diversas contas bancárias a longo prazo. Alguns avanços ainda precisam ser feitos, avalia o gerente de Planejamento e Projetos Financeiros da Sefaz, Mário Mendes Júnior, entre eles está a incorporação das contas do Detran. “Estamos com o projeto pronto, mas como a configuração desse órgão é mais complexa, levaremos mais tempo para efetivá-lo”, explicou.

O Sistema da Conta Única do Tesouro Estadual foi criado pela Lei Complementar estadual nº 121/ 2015. Prevê a concentração de recursos financeiros do Estado de Goiás, da administração direta e indireta, independentemente de sua origem, em uma única conta corrente bancária de aplicação, aberta no Banco Oficial do Estado.

Comunicação Setorial – Sefaz​

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo